A Prefeitura de Betim (MG), sob a gestão do prefeito Heron Guimarães (União), promove na próxima terça-feira (18), a exposição das maquetes produzidas pelos alunos da Escola Municipal Frei Edgard Groot no projeto “Meu Bairro Tem História”. A mostra retrata o conjunto arquitetônico da Colônia Santa Isabel e marca o encerramento das atividades realizadas ao longo do ano letivo com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
A iniciativa busca valorizar a história da comunidade, estimular o reconhecimento do patrimônio histórico e fortalecer o sentimento de pertencimento dos alunos ao território onde vivem.
Durante o projeto, estudantes do 3º ano do ensino fundamental observaram, registraram e refletiram sobre o patrimônio histórico da cidade. A partir dessas experiências, produziram desenhos, textos, anotações e maquetes que reforçam a importância da preservação da memória e da identidade local.
As atividades incluíram a exibição de um vídeo sobre a história da Colônia Santa Isabel, uma roda de conversa com a representante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Inhana Olga, além da apresentação de fotos de patrimônios materiais da região e debates sobre os conceitos de patrimônio material e imaterial. Os alunos também participaram de uma visita guiada aos principais marcos históricos da região.
Para o superintendente de Patrimônio Cultural, André Bueno, o projeto reforça a integração entre escola, cultura e comunidade. “O projeto tem grande importância pedagógica e cultural, pois promove o resgate da história local e o fortalecimento do sentimento de pertencimento dos alunos em relação ao território onde vivem. A partir de atividades de pesquisa, memória e criação, os estudantes tornam-se protagonistas do processo de valorização do patrimônio histórico da cidade”.
Colônia Santa Isabel
Inaugurada em 1931 como local de isolamento para pessoas afetadas pela hanseníase, a Colônia Santa Isabel marcou a trajetória da doença no país. Com o fim do isolamento compulsório nos anos 1980, o espaço foi transformado em centro de referência em saúde e consolidou-se como um dos bairros mais singulares de Betim, destacando-se pelos casarões históricos e pelo arruamento característico. Reconhecida pelo município como importante conjunto arquitetônico e urbanístico, mantém edificações que preservam e influenciam a memória local.
Entre os bens tombados estão o Portal da Colônia Santa Isabel (1998), o conjunto urbano da Colônia Santa Isabel (2000), o Cine Teatro Glória (2015) e o Reinado de Nossa Senhora do Rosário da Colônia Santa Isabel (2020), este último como patrimônio imaterial. Esses marcos reforçam o valor histórico e cultural da região para Betim.
*Foto: Edson Dutra/PMB
*Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação | SECOM