A Prefeitura de Belo Horizonte, sob gestão de Álvaro Damião (União), inaugurou o novo Centro de Referência Urbana (Creurb) do Aglomerado Santa Lúcia, na região Centro-Sul da cidade. A medida reforça a estratégia municipal de ampliar a atuação do poder público diretamente nos territórios. O equipamento chega para fortalecer a presença institucional na comunidade, aprimorar o diálogo com moradores e lideranças locais e agilizar a gestão das demandas do Aglomerado Santa Lúcia, que hoje tem uma população de cerca de 15 mil pessoas. O espaço também abrigará ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da região.
“As pessoas poderão resolver as coisas mais próximo de suas residências. Essa medida é especialmente relevante para quem tem menos recursos financeiros, que não tem condições de se deslocar até o Centro da cidade. O Creurb se configura como um ponto de referência, presença da Prefeitura dentro da comunidade, dialogando constantemente com os moradores para identificar suas necessidades e promover melhorias em suas vidas”, destacou o prefeito.
O prefeito anunciou ainda que serão criadas mais unidades do Creurb nas demais regionais de Belo Horizonte para aproximar a Prefeitura dos moradores das vilas e favelas, oferecendo um ponto de apoio para que eles possam buscar os serviços municipais.
Serviços Públicos
Coordenado pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) — responsável pela construção e pelo equipamento do novo Centro — o Creurb oferecerá aos moradores diversos serviços públicos. No local, será possível acompanhar o andamento de obras e projetos, solicitar vistorias de risco, receber orientações técnicas e encaminhamentos para programas sociais, como o Bolsa Moradia.
Integrante de uma política de requalificação de vilas e favelas, o Creurb Santa Lúcia inaugura um modelo de escritórios territorializados, que será replicado em outras vilas e favelas da capital. O novo Centro está localizado na Rua Principal, 900, e funcionará de segunda a quinta-feira de 8h30 as 16h30 e, na sexta-feira, de 8h30 as 12h.
Inclusão digital e emprego
Com a inauguração do Creurb, os moradores do Aglomerado Santa Lúcia ganharam ainda um novo Centro de Inclusão Digital, que passa a funcionar no equipamento público, com duas salas de informática, 12 computadores e cursos de tecnologia para a comunidade. As aulas vão começar em janeiro e as inscrições já estão abertas e devem ser feitas no Creurb ou pelo portal da PBH.
Com a nova unidade, Belo Horizonte chega a 150 telecentros, que garantem aos moradores, especialmente em situação de vulnerabilidade social, acesso a oportunidades de lazer, educação e empregabilidade.
Em parceria com a Urbel, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais vai levar o Sine Itinerante para o Creurb Santa Lúcia, em datas a serem agendadas pelas equipes da Urbel junto aos moradores.
Foto: Rodrigo Clemente/ PBH
Texto: Prefeitura de Belo Horizonte