A prefeitura de Salvador (BA), sob gestão de Bruno Reis (União), através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mais uma edição da iniciativa “Família na Escola”. A ação ocorreu na Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima, localizada no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer os vínculos entre escola, família e comunidade, promovendo integração, cuidado e acolhimento, além de reforçar o papel da unidade de ensino como espaço de promoção da cidadania, saúde e bem-estar social.
A programação incluiu uma série de atividades gratuitas, como vacinação, prevenção de doenças, testes rápidos, atendimentos clínicos, avaliação e orientação nutricional, orientação social, além de rodas de conversa educativas voltadas para a saúde física, emocional e social.
Educação em todas as áreas
Entre os temas abordados, estão sexualidade, ISTs e prevenção à gravidez na adolescência, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, alimentação saudável e atividade física, segurança, prevenção de acidentes e primeiros socorros, além de planejamento familiar com entrega de contraceptivos e ações de saúde bucal com distribuição de kits de higiene.
Também foram realizados procedimentos como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, encaminhamentos para exames laboratoriais e orientações médicas sobre fatores de risco à saúde.
A diretora de Políticas para Mulheres da SPMJ, Fernanda Cerqueira, destaca a atuação da pasta na promoção de políticas públicas nos diversos territórios da cidade. “Ações como essas, a exemplo da Caravana da Mulher, empoderam a escola no momento em que fortalecem os laços com os alunos, a família e a comunidade. Políticas públicas efetivas transformam realidades e nós, enquanto Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, temos responsabilidade nesse processo”, diz.
A gestora da escola, Sheila Azevedo, afirma que eventos como esse são importantes para estreitar os laços entre comunidade e escola. “Nosso trabalho é de gestão democrática. Eu entendo que todos nós fazemos parte de um só grupo, juntos pela educação e pelo desenvolvimento social. A partir de um parceiro da escola, surgiu a oportunidade de trazer essa iniciativa para cá”, relata.
Aos 37 anos, a autônoma Paloma Martins soube da iniciativa através do filho Joabe, que estuda na instituição. “Eu fiquei sabendo do projeto através do grupo da escola, e sempre que tem algo eu me informo para participar. É mais conhecimento. E é perto de casa, não preciso me deslocar, tem vários serviços aqui”, relata Paloma, que acompanhou palestras sobre racismo e também sobre dignidade menstrual.
Guardadora de veículos em Santo Antônio, Sonita Oliveira, 51 anos, sempre usufrui dos serviços oferecidos na escola. Ela é mãe de quatro filhos, um dos quais aluno da unidade. “Participei da palestra, vou para o serviço de saúde também, é bom demais. Fora a merenda, que é uma maravilha”, conta.
*Foto: Otávio Santos / Secom PMS
*Texto: Ana Virgínia Vilalva / Secom PMS