A Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva, fundada em 1962 na cidade baiana de Feira de Santana, voltou a funcionar após sua primeira grande reforma e entrou definitivamente na era digital, oferecendo um moderno acervo de e-books com milhares de títulos fornecidos por mais de 70 editoras (www.feiradesantana.tocalivros.com).
O equipamento, totalmente reestruturado e modernizado, foi entregue pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho no finalzinho de dezembro. Além do espaço estar mais moderno, também passou a ser totalmente climatizado, com ar-condicionado em todas as salas. A acessibilidade também está garantida, com elevador e pista tátil para acesso de deficientes. As placas de identificação dos espaços também contam com sinalização em braille.
Os móveis são modernos e a estrutura segue o padrão dos melhores equipamentos do gênero em nível nacional. Aliado aos investimentos na estrutura, com nova fachada do prédio e jardim acolhedor, a Biblioteca Arnold Silva também entra na era digital, passando a oferecer milhares de livros digitais, que podem ser acessados tanto nos computadores da biblioteca quanto na própria residência ou em aparelhos móveis dos usuários cadastrados.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lobo, comemorou a nova estrutura, observando que o governo do prefeito José Ronaldo deu um presente de final de ano à população feirense com a reinauguração do equipamento.
Professora, escritora e historiadora, a presidente da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, Lélia Vitor Fernandes, recordou ter participado da inauguração do prédio da Biblioteca Arnold Silva em 1962. Ela testemunhou uma história de vida ligada profundamente a este equipamento durante toda a sua existência. Foi neste espaço, conforme recorda, onde existem contos de castelos e reis, que encontrou o “príncipe de sua vida”, Antônio Fernandes, em 6 de abril de 1962, seu primeiro e único amor, com o qual é casada até hoje.
*Fotos: Washington Nery
*Texto: Prefeitura de Feira de Santana (adaptado)