Mais de 21 toneladas de fios soltos são retiradas de Goiânia

Em Goiânia, cidade administrada por Sandro Mabel (União), a Operação Cidade Segura já retirou mais de 21 toneladas de fios soltos e inservíveis desde o início dos trabalhos, em 23 de outubro. Coordenada pela Agência de Regulação de Goiânia (AR), a ação é realizada em parceria com o Ministério Público de Goiás (MP-GO), Equatorial Energia, operadoras de telecomunicação e a Associação das Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicação e Internet do Centro-Oeste (Aspres).

Nesta primeira fase, com duração prevista de 90 dias, o objetivo tem sido a eliminação de situações emergenciais em pontos considerados críticos da capital, especialmente em avenidas comerciais com grande circulação de pedestres e veículos. Entre os trechos atendidos estão a Avenida 24 de Outubro, Avenida 85, Bernardo Sayão, Marechal Rondon, Senador Jaime e Mangalô.

Segundo o presidente da Agência de Regulação de Goiânia, Hudson Novais, o volume recolhido evidencia um problema que se acumulou ao longo dos anos e passou a representar riscos diretos à segurança e à mobilidade urbana. “Já retiramos em torno de 21 toneladas de fios apenas nessas avenidas. É um volume muito expressivo e mostra o tamanho do passivo existente na cidade. Nosso objetivo é minimizar, de forma imediata, os pontos mais perigosos e avançar gradualmente para toda Goiânia”, afirma.

 

Operação Cidade Segura deixa  Goiânia mais limpa

 

Coordenação

Hudson explica que, embora a prefeitura atue como coordenadora e intermediadora do projeto, a responsabilidade direta pelos cabos é das operadoras de internet e telefonia, além da concessionária de energia. “A situação se agravou a tal ponto que passou a colocar em risco a vida das pessoas. Por isso, o prefeito Sandro Mabel, desde o início do mandato, determinou a retomada do programa Cidade Segura em conjunto com o Ministério Público, para dar uma resposta rápida à população”, pontua.

O planejamento inicial priorizou as avenidas comerciais devido ao período chuvoso e às festas de fim de ano, quando o fluxo de pessoas aumenta significativamente. Ao mesmo tempo, a Agência de Regulação mantém a ouvidoria ativa para receber denúncias da população. Até o momento, cerca de 90 pontos críticos já foram atendidos a partir dessas solicitações, além de registros que entram na fila de análise.

“Não é um problema que se resolve de uma vez. Goiânia tem mais de 220 mil postes e praticamente todas as regiões apresentam algum tipo de irregularidade. Estamos atuando primeiro onde há maior risco, mas a intenção é atender toda a cidade”, destaca Hudson.

Destino

Após a retirada, os fios são encaminhados para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e seguem para destinação ambientalmente adequada, incluindo o repasse a associações de catadores, conforme protocolo firmado com o Ministério Público.

A população pode contribuir denunciando fios baixos ou caídos pelo telefone da ouvidoria da Agência de Regulação: (62) 3416-2653, com envio de fotos, vídeos e endereço.

 

*Fotos e texto: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Compartilhe

EXECUTIVO

Prefeito Márcio Canella é condecorado com Medalha de Honra ao Mérito do BOPE

Natal (RN) está entre os municípios do Nordeste com melhor qualidade de vida, aponta ranking

Prefeitura de Goiânia entrega novos veículos para reforçar frota da Secretaria de Saúde

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO