Goiânia inicia ano letivo com expansão de vagas, tecnologia e merenda reforçada

A Rede Municipal de Ensino de Goiânia inicia o ano letivo de 2026 com investimentos voltados à ampliação do acesso, modernização das escolas e melhoria das condições de aprendizagem. “Avançamos na melhoria da nossa rede, e vamos melhorar ainda muito mais”, afirma o prefeito Sandro Mabel (União). “A meta é garantir uma educação de qualidade e eficiente, com recursos tecnológicos, inclusiva e que assegure formação e oportunidades para todas as crianças do município.”

As ações alcançam todas as etapas da Educação Básica e beneficiam cerca de 120 mil alunos, além de equipes escolares e famílias das 372 unidades educacionais.

Na Educação Infantil, a gestão criou 10 mil novas vagas por meio da reorganização da rede, novos convênios e ampliação de unidades existentes. Em 2026, a rede inicia com 55 novas salas e prevê a construção de outras 60 ao longo do ano, além da locação de imóveis para abertura de mais vagas. Com adequações estruturais, serão disponibilizadas 13.808 vagas em Cmeis e escolas. Sete unidades também passam a ofertar Jornada Estendida, ampliando o atendimento diário de 4 para 7 horas.

A modernização tecnológica avançou em 2025, com a entrega de mais de 1,4 mil lousas digitais e a aquisição de tablets para estudantes, notebooks para professores e computadores de mesa. A rede também inaugurou laboratórios maker em duas escolas e ampliou as salas de recursos multifuncionais, que agora somam 100 espaços. “Queremos que nossos estudantes passem a criar, programar e construir”, destaca a secretária municipal de Educação, Giselle Faria.

A alimentação escolar recebeu reforço com reajuste de 58% nos repasses para unidades de tempo integral e de 20% para as de tempo parcial, totalizando R$ 10 milhões adicionais. Os recursos garantem cardápios mais nutritivos e adequados às necessidades dos estudantes.

Por meio do Programa de Autonomia Financeira da Instituição Educacional (Pafie), a Prefeitura repassou cerca de R$ 222 milhões às unidades para manutenção, reparos, aquisição de materiais pedagógicos e custeio da alimentação. Também foram entregues aparelhos de ar-condicionado, mobiliários e equipamentos para melhorar o conforto e a estrutura das escolas.

A valorização dos profissionais incluiu reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores, pagamento de bônus em dezembro de 2025 e a oferta de 30 cursos de formação, com mais de 15 mil vagas. O Projeto Tessituras Pedagógicas qualificou três mil educadores da Educação Infantil.

 

Fotos: SME

Texto: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Compartilhe

EXECUTIVO

Agricultores familiares de Rondônia recebem benefícios sociais em mutirão

Filiação de governador do Amapá ao União Brasil repercute em O Globo

Prefeitura de Teresina (PI) realiza ação social e atende mais de 120 pessoas em situação de rua

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO