Na manhã desta quarta-feira (28/1), a advogada e empreendedora Dayanna Colaço, figura política atuante no município de Beberibe, no Ceará, se filiou ao União Brasil para fortalecer a agenda política do partido no estado. A sua adesão se deu por meio de articulações com o ex-deputado Capitão Wagner, presidente estadual do União Brasil no Ceará, e com o deputado estadual Felipe Mota.
A escolha foi assertiva. Dayanna busca o equilíbrio, quando o assunto é posicionamento político, mostrando alinhamento com o União Brasil. Ela consolidou-se como uma liderança de oposição em Beberibe, migrando de uma pré-candidatura a prefeita para vice em 2024. Com foco em tornar-se conhecida e buscando renovação no município, Dayanna, chegou a visitar 164 localidades em Beberibe, num trabalho de corpo a corpo político junto aos moradores e sociedade local.
“Minha entrada na política não vem de herança familiar ou tradição política, mas de um sentimento de responsabilidade social e do entendimento de que mudanças reais começam também no nível municipal”, destaca ela. Dayanna ressaltou que visa somar na legenda e lançou este mês a sua pré-candidatura a deputada federal, com apoio de lideranças como Ciro Gomes e Roberto Cláudio (União Brasil). Em 2028 ela pretende sair pré-candidata à Prefeitura de Beberibe.
“Bem-vinda Dayanna Colaço ao UniãoBrasil, receba o nosso apoio institucional e o nosso compromisso em caminharmos juntos na construção de um projeto sólido e responsável”, celebrou Antonio Rueda.
Perfil
Dayanna defende os direitos das mulheres e das crianças, suas pautas prioritárias, e tem uma trajetória focada no desenvolvimento econômico e turístico da região, tendo em vista a valorização do território e o seu potencial de desenvolvimento.
Nascida e criada no município, a pré-candidata reforça sua ligação profunda com a cidade e suas raízes. “Beberibe possui mais de 54 km de litoral, com mais de 10 praias, já foi o maior produtor de mel de abelha do estado e se destaca na produção de caju. Apesar disso, enfrenta hoje dificuldades na agricultura familiar, no turismo, na educação e na saúde”, releva. Segundo Dayanna, o município está perdendo tradições importantes, como as rendas artesanais, que já tiveram reconhecimento internacional. “É uma tradição que passa de mãe para filha e que precisa de incentivo e valorização, assim como a arte da ciclogravura, que hoje é mantida por apenas seis artesãos.” A ciclogravura é a arte de criar desenhos com areias coloridas naturais de falésias para criar paisagens, figuras e nomes dentro de garrafas de vidro, muito tradicional no Ceará. Dayanna acredita que é fundamental resgatar essas tradições, integrando cultura, turismo e geração de renda, fortalecendo a identidade local e a economia criativa.
O trabalho de base, de campo, a escuta ativa e o contato ao respeito direto com a população são suas marcas registradas, fundamentais para dar legitimidade e força às iniciativas políticas que buscam representatividade real. “Fazer política é ouvir, compreender as demandas reais da população, criar vínculo e construir soluções junto com quem vive a realidade do município”, ressalta, destacando que a credibilidade na política passa por coerência, verdade e transparência.
Texto: Monica Kondziolková
Foto: Comunicação Nacional União Brasil