O Governo de Mato Grosso investiu R$ 817 milhões na agricultura familiar, com foco no desenvolvimento rural, geração de renda, segurança alimentar e fortalecimento das economias locais. Para o governador Mauro Mendes (União), os investimentos têm impacto direto no futuro do estado. “Investir na agricultura familiar significa investir no futuro do estado. Cada aplicação financeira fortalece o produtor, gera emprego e melhora a renda das famílias que vivem em propriedades de pequena escala”, afirmou.
Os recursos, executados pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT), foram apresentados na última segunda-feira (2) durante a sessão solene de abertura da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Segundo o balanço, os investimentos contemplam ações como mecanização agrícola, acesso a insumos, melhoramento genético, irrigação e fortalecimento da comercialização.
O vice-governador Otaviano Pivetta destacou a importância do apoio dos parlamentares para que os recursos chegassem aos produtores. Já a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, afirmou que os aportes são estruturantes, fortalecem a produção, aumentam a renda das famílias e promovem o desenvolvimento regional com inclusão social.
A execução das ações ocorre de forma integrada com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), responsável pela assistência técnica nos 142 municípios do estado. Para o presidente da Empaer, Suelme Fernandes, a atuação conjunta com a Seaf e as prefeituras garante eficiência na aplicação dos recursos e contribui para o combate à pobreza rural.
Os investimentos permitiram a aquisição de 8.415 máquinas e equipamentos agrícolas, a distribuição de 29.894 insumos e 61 mil toneladas de calcário. Na cadeia do leite, foram entregues resfriadores, ordenhadeiras, doses de sêmen e novilhas prenhes, fortalecendo a produção familiar. Também foram distribuídos kits de irrigação, kits para apicultores, mais de 1,2 milhão de mudas e 4.500 barracas para feiras livres.
Outro destaque foi a entrega de 3.568 cartões do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (Fundaaf), garantindo crédito e fomento a pequenos produtores inscritos no CadÚnico, em diferentes cadeias produtivas.
Foto: Ângelo Varela e Marcos Lopes / ALMT
Texto: Vânia Neves | Seaf/Empaer