A sustentabilidade é um princípio fundamental das políticas públicas do Governo de Rondônia e, por isso, o tema é amplamente trabalhado na educação profissional e em outras ações governamentais. “Buscamos o progresso econômico e o desenvolvimento social de forma sustentável. Capacitar as futuras gerações com esse pensamento é primordial para fazermos o dever de casa na busca de práticas que fortaleçam a sustentabilidade”, destacou o governador Marcos Rocha.
Alunos do ensino profissionalizante em Rondônia estão se capacitando para o empreendedorismo sustentável, com foco na economia verde. Por meio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), são desenvolvidas ações que conscientizem a comunidade escolar sobre a preservação dos recursos naturais e a criação de negócios que conciliam geração de renda, responsabilidade social e proteção ambiental.
O empreendedorismo sustentável propõe repensar modelos de produção, utilizar fontes renováveis, reciclar e adotar uma cultura organizacional com propósito, indo além do lucro imediato e considerando o futuro do planeta e da população.
Uma das iniciativas do Idep nesse sentido foi a inauguração, em dezembro de 2025, de uma horta hidropônica em sua sede, em Porto Velho. Construído de forma sustentável, o espaço permite a produção de alimentos saudáveis e nutritivos sem a necessidade do uso do solo, podendo ser implantado em diferentes ambientes. O projeto conta com o apoio de um fabricante de refrigerantes.
A horta hidropônica apresenta diversos benefícios, como economia de recursos hídricos, já que o sistema reutiliza a água nutritiva; aumento da produtividade, com colheitas de três a dez vezes maiores em comparação ao cultivo tradicional; e maior qualidade dos alimentos, livres de sujeira do solo, agrotóxicos e herbicidas. O modelo também garante crescimento mais rápido das plantas, manejo facilitado, versatilidade de instalação e maior durabilidade dos produtos após a colheita.
Essa consciência ambiental tem refletido positivamente na formação dos estudantes. Tiago Ribeiro Lagassi, que cursou o Técnico em Agroecologia entre 2014 e 2016 no Centro Técnico de Educação Rural (Centec Abaitará), unidade executora do Idep em Pimenta Bueno, é um exemplo dos resultados desse investimento.
Após a formação técnica, Tiago aprofundou os estudos no ensino superior e se graduou em Agroecologia. Atualmente, atua como empreendedor no setor de produção de alimentos sem uso de agrotóxicos e presta consultoria a agricultores que adotam práticas sustentáveis. “A formação em agroecologia me ajudou a ter uma visão mais voltada para a sustentabilidade, com ações importantes para melhorar a sociobiodiversidade, contribuindo para o sucesso da minha carreira”, afirmou o empresário, que reside em Cacoal.
Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade são temas prioritários nos cursos profissionalizantes, em razão das exigências do mercado de trabalho. “A educação profissional está sempre se atualizando, porque a dinâmica da vida moderna requer um trabalhador cada vez mais preparado para atender com precisão e eficácia às novas demandas”, concluiu.
Foto e texto: João Albuquerque / Secom – Governo de Rondônia

