Em Mato Grosso, Hospital Central atende primeiros pacientes

O Hospital Central do Estado de Mato Grosso realizou, na tarde desta segunda-feira (19), os primeiros atendimentos ambulatoriais, marcando o início da operação da nova unidade de saúde do Governo

O governador Mauro Mendes (União) celebrou o retorno: “Um orgulho para todos nós, mato-grossenses, ter um hospital público 100% construído e equipado com recursos do Governo do Estado. Isso mostra que é possível fazer com qualidade, oferecendo não apenas um belíssimo prédio e tecnologia de ponta, mas um excelente atendimento à população”.

Entre os primeiros pacientes, o pedreiro Ivanez Rodrigues Porto, de 65 anos, destacou a emoção de inaugurar os atendimentos. “É um privilégio ser atendido primeiro aqui. É muita graça, muita bênção. Muita gente vai passar por aqui e vai sair feliz”, disse. O aposentado Gonçalo Beijo, 77 anos, também elogiou a estrutura. “É um hospital de nível superior, referência no Estado. Os mato-grossenses merecem uma saúde de boa qualidade”, afirmou.

Elisio Santana Murtinho, de 68 anos, contou que já tinha cirurgia recomendada e foi surpreendido com o encaminhamento ao Hospital Central. “O cartão de visita foi maravilhoso. Esperamos que a sequência seja do mesmo jeito como fomos recepcionados”, declarou.

Os atendimentos começaram um mês após a inauguração da unidade, em 19 de dezembro. As obras do hospital haviam permanecido paralisadas por 34 anos e foram retomadas pelo Governo de Mato Grosso. Para o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o início das atividades representa um marco. “Um hospital só é vivo quando começa a receber pacientes. Estamos com a equipe preparada e a população merece essa entrega”, ressaltou.

Segundo a diretora do Hospital Central, Alessandra Bokor, os primeiros atendimentos são ambulatoriais, com realização de exames pré-operatórios. “O crescimento do atendimento será progressivo e, entre quatro e cinco meses, o hospital estará com capacidade plena, com todos os leitos, salas cirúrgicas e atendimentos disponíveis”, explicou.

A unidade conta com 287 leitos, sendo 191 de enfermaria e 96 de cuidados intensivos, além de dez salas cirúrgicas e equipamentos de alta complexidade, como tomógrafos, ressonâncias magnéticas, sistema robótico e aparelhos de hemodinâmica. Na primeira semana, o foco é a avaliação clínica e o preparo de pacientes para procedimentos cirúrgicos. do Estado. Os pacientes foram encaminhados pelo Sistema Estadual de Regulação (Sisreg) para consultas nas especialidades de urologia, cirurgia pediátrica e ortopedia pediátrica.

Fotos: Mayke Toscano | Secom-MT
Texto: Luiza Goulart | SES-MT

Compartilhe

EXECUTIVO

Campina Grande (PB) concede reajuste de 6% para professores da rede municipal, acima do piso nacional de 5,4%

em Natal (RN), Feira da Agricultura Familiar fortalece segurança alimentar e desenvolvimento local

‘Ronda da Madrugada’ reduz em 80% os assaltos e roubos na madrugada em Belford Roxo (RJ)

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO