“Programa Semear” em Mossoró (RN), sob gestão de Allyson Bezerra (União), fornece aos pequenos agricultores familiares, óleo diesel para o corte de terra durante o primeiro semestre, época do período chuvoso em Mossoró. Os agricultores e agricultoras beneficiadas pela iniciativa da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), destacam a importância da medida para a zona rural do município.
O “Semear” tem por finalidade atender aos grupos de agricultores familiares inseridos em comunidades rurais ou projetos de assentamento, auxiliando-os na execução dos trabalhos de preparo de solo para o plantio e fomentando a produção agrícola nas localidades rurais.
Neste ano, a Secretaria de Agricultura de Mossoró já iniciou as inscrições, que se encerram hoje (16). No ano passado, mais de 4,3 mil agricultores foram beneficiados com o programa. O agricultor Lima Júnior, do Assentamento Novo Espinheirinho, participa desde o início do programa e já está inscrito para a edição deste ano. Ele ressalta a importância do “Semear” para os pequenos agricultores.
“O programa é muito importante porque nem todos os agricultores têm uma renda que possa pagar uma hora de corte de terra. Esse benefício da Prefeitura em oferecer essa hora de corte de terra é muito importante porque ajuda o agricultor a produzir com mais facilidade. Eu participo do programa desde 2008”, contou o agricultor.
Lourival Pereira da Silva é outro pequeno agricultor beneficiado há muito tempo com o programa. Ele também mostra a importância que o programa tem para a zona rural de Mossoró com a entrega do óleo diesel: “Eu acho muito importante esse programa ajudar ao pequeno agricultor rural de Mossoró. Há agricultores aqui que não têm condições de cortar sua terra e esse programa beneficia muito”, disse Louro, como é mais conhecido. O agricultor planta milho, sorgo e feijão.
A cada família cadastrada e aprovada são doados 22 litros de óleo diesel, o suficiente para o corte de um hectare de terra. Os agricultores cadastrados recebem ordens de entrega do óleo diesel, com prazos definidos para retirada e comprovação do corte de terra.
Foto: Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo)
Texto: Edinaldo Moreno