Goiânia inova e reduz em 30% o tempo de viagem dos ônibus

Goiânia vive uma mudança profunda na forma de se deslocar de ônibus. A capital que tem Sandro Mabel (União) no comando da prefeitura se tornou a primeira do país a implantar a metronização no transporte coletivo. O sistema combina inteligência artificial, semáforos inteligentes e comunicação em tempo real para garantir prioridade aos ônibus e reduzir o tempo de viagem nos principais corredores da cidade. O resultado já aparece nos trechos onde a tecnologia está em funcionamento, o tempo de deslocamento caiu cerca de 30%, aproximando o desempenho dos corredores ao de um metrô de superfície sobre rodas.

“É como se estivéssemos construindo 240 quilômetros de metrô. Um sistema eficiente e barato”, afirmou Mabel, ao citar que a inovação despertou a atenção de gestores nacionais e estrangeiros. “Somos referência nacional e internacional com metronização, modernização e a frota mais nova do país”, assinalou. Segundo o prefeito, a união entre a Prefeitura de Goiânia e o Estado trouxe uma série de melhorias ao sistema: “Hoje nós temos terminais novos, ônibus com ar-condicionado, combustível que descarboniza e uma estrutura que não tem nenhuma semelhança com o passado”.

A metronização está em operação em dois eixos estruturantes: o BRT Leste-Oeste, entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia, e o BRT Norte-Sul, no trecho que liga o Terminal Isidória à Praça Cívica. Nesses corredores, a velocidade média dos ônibus, que antes girava em torno de 15 a 16,5 km/h, passou para aproximadamente 20 e 22,9 km/h, com picos que chegam a 23–25 km/h em determinados horários, principalmente em função da redução das paradas em cruzamentos semaforizados. Hoje, a tecnologia alcança mais de 1 milhão de viagens por mês com viagens mais rápidas e regulares, com menos tempo dentro do coletivo.

Tecnologia

O funcionamento da tecnologia depende de um parque semafórico totalmente modernizado. Tags instaladas dentro dos ônibus e sensores nas vias se comunicam com os controladores de trânsito, que recebem, em tempo real, dados sobre a aproximação dos veículos e ajustam a abertura dos sinais para garantir o “verde” contínuo na maior parte do trajeto. Em alguns corredores, os ônibus cruzam até 90% dos semáforos abertos, o que faz com que percursos antes marcados por sucessivas interrupções sejam realizados quase sem paradas, aumentando a fluidez e a previsibilidade das viagens.

Redesenho

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu, a estratégia faz parte de um redesenho mais amplo da mobilidade em Goiânia. “A metronização integra um pacote de intervenções que inclui a sincronização semafórica conhecida como Onda Verde, desobstrução de vias arteriais e criação de corredores exclusivos, liberação das faixas de ônibus para motocicletas, implantação de Direita Livre e a modernização de terminais e estações do BRT”, disse o secretário.

*Fotos: Alex Malheiros

*Texto: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Compartilhe

EXECUTIVO

Apucarana (PR) anuncia investimento histórico na construção para os próximos meses

Em Lauro de Freitas (BA), famílias são contempladas com cestas básicas

Em São Gabriel (RS), Feira da Economia Solidária valoriza a produção local

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO