Em um encontro com cerca de 40 mil pessoas que chegaram em caravanas de várias regiões do Amapá, o governador do Estado, Clécio Luís, oficializou sua filiação ao União Brasil, nesta sexta-feira, 30 de janeiro, na quadra da Igreja Jesus de Nazaré, em Macapá. Dos 16 municípios do Amapá, nove são comandados por prefeitos do União Brasil. Também integram o partido a presidente da Assembleia Legistativa, Alliny Serrão, e o presidente da Câmara Municipal, Pedro Da Lua.
“É uma grande força que o partido ganha não só no Amapá, mas no Norte do país. Clécio tem uma visão moderna de gestão e é muito bem-vindo ao União Brasil. E Davi Alcolumbre teve sensibilidade política e liderança trazendo um reforço que qualifica ainda mais nosso partido. Foi um grande movimento de articulação”, declarou o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda.
O clima da filiação reuniu homens e mulheres que defendem a continuidade de um projeto político comprometido com o desenvolvimento econômico e social com dignidade e responsabilidade.
Presente ao evento, o presidente do Congresso Nacional e secretário-geral nacional do União Brasil, senador Davi Alcolumbre, declarou:”O União Brasil está em festa; recebemos o governador Clécio com muita felicidade e a certeza de que seguiremos juntos, para continuar trabalhando e construindo os destinos do Amapá. O nosso estado sempre teve vocação para ser grande e essa união de forças políticas faz toda a diferença para melhorar a vida do nosso povo, e é isso o que mais importa”.
“Agradeço ao povo de todo o Amapá pela linda celebração. A palavra aqui é união. Falo da união que dialoga e é consciente do projeto que estamos conduzindo. Temos resultados concretos e avanços em todas as áreas. Somos o estado que mais gera emprego no país, fizemos grandes entregas na saúde, como a radioterapia, por exemplo. Estamos maratonando concursos e fizemos os maiores chamamentos da história, somos o estado que mais investe em segurança pública, avançamos muito em educação e diminuímos a pobreza no Amapá. Tem muito a comemorar e muito mais trabalho pela frente”, reforçou Clécio.
Força regional
A chegada de Clécio ao União Brasil fortalece o partido como principal força política do estado atualmente e reforça a convergência de lideranças, mandatos e militância em torno de um mesmo propósito: o Amapá no caminho do desenvolvimento pleno, com um projeto sólido e coletivo para os próximos anos.

O ato também marcou o início de um novo ciclo político, projetando o União Brasil como protagonista no cenário nacional e posicionando Clécio como liderança central para o processo eleitoral de 2026. A mobilização expressiva e a participação popular reforçaram a confiança no projeto liderado por Clécio e sinalizaram pluralidade e um consenso político para os desafios futuros.
Em um ambiente de celebração ao Amapá, o evento deixou claro que o União Brasil e Clécio caminham juntos na construção de um projeto político que dialoga com o presente e aponta para um futuro de mais oportunidades para o povo amapaense.
Clécio
Clécio Luís Vieira Vilhena é uma das principais lideranças políticas do Amapá da história recente. Natural de Belém, no Pará, é egresso da Universidade Federal do Amapá na 1ª turma do Curso de Geografia, com formação em 1996; e especialista em Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1999.
Foi nomeado secretário de Estado da Educação em 1998, tendo sido o mais jovem secretário de educação do Brasil, à época. É fundador do Banco do Povo (2001) e foi, no mesmo ano, presidente da Agência de Fomento do Amapá (AFAP). Como servidor público, foi policial civil da Polícia Civil do Amapá em 1992 e tomou posse como professor de Geografia do Estado em 1996.

Com trajetória construída no Amapá, conquistou o primeiro cargo eletivo há mais de 20 anos. Foi eleito pela primeira vez em 2004, como vereador e reeleito em 2008. Em 2012, foi eleito prefeito de Macapá e reeleito, em 2016, deixando o Executivo municipal estruturado, com importantes avanços administrativos, projetos estratégicos de obras prontos para execução e equilíbrio financeiro.
Foi presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap) de 2014 a 2016. Em 2022, foi eleito governador do Estado do Amapá em primeiro turno, ao lado do vice Teles Júnior, com 53,69% dos votos.
Empossado chefe do Executivo estadual em 2023, Clécio se destaca pelo perfil agregador, pela capacidade de diálogo e pela construção de alianças políticas amplas, sendo hoje uma das figuras centrais do cenário político estadual com projeção para a reeleição em 2026.
*Foto: divulgação
*Texto: assessoria do senador David Alcolumbre (adaptado)