Mato Grosso, sob a gestão de Mauro Mendes (União), vem ampliando o uso da tecnologia para combater a criminalidade e reforçar a segurança em todo o estado por meio do programa Vigia Mais MT, coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).
A iniciativa já entregou 18,8 mil câmeras de videomonitoramento e conta com a adesão de 128 municípios, o que representa mais de 90% das cidades mato-grossenses. Desse total, 72 municípios já concluíram a instalação dos equipamentos.
Atualmente, 15.092 câmeras estão integradas ao sistema de monitoramento, com modelos fixos, speed dome e OCR, capazes de identificar placas de veículos em até 2,5 quilômetros. As imagens são acompanhadas em tempo real pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), gestores municipais e forças policiais.
Além das prefeituras, a Sesp-MT firmou termos de cooperação com 122 associações e sindicatos, cinco secretarias estaduais e uma autarquia, ampliando a rede de vigilância em ruas, praças e demais espaços públicos.
Lançado em março de 2023 pelo governador Mauro Mendes (União) e pelo secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, o programa começou em Vila Bela da Santíssima Trindade e Lucas do Rio Verde. A previsão inicial de 15 mil câmeras foi ampliada para mais de 20 mil após a inclusão de 485 escolas estaduais, beneficiadas com 5,5 mil câmeras adquiridas pela Seduc.
O reconhecimento facial, implementado em grandes eventos e pontos estratégicos de Cuiabá, já possibilitou a prisão de 70 foragidos da Justiça, reforçando a eficiência do programa.
O secretário César Roveri destacou o impacto da iniciativa na atuação das forças de segurança e o investimento de cerca de R$ 30 milhões feito pela gestão estadual.
“As câmeras são grandes aliadas das nossas forças de segurança, pois, além de atuarem na prevenção e repressão, contribuem para a elucidação de crimes e servem como provas em inquéritos policiais. Não podemos deixar de mencionar a relevância do reconhecimento facial dentro do programa, que vem retirando foragidos da Justiça das ruas e trazendo mais tranquilidade para a população”, afirmou.
*Foto: Secom MT
*Fonte: Secom MT