Obras do Governo do Amazonas ampliam acesso ao esporte, com mais de 325 mil atendidos

Mais de 325 mil jovens e crianças foram atendidos ao longo de 2025, no Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), distribuídos entre aulas, treinos e atividades regulares em modalidades como futsal, vôlei, basquete, handebol, atletismo, xadrez, judô, tênis de mesa, natação, futebol de campo, jiu-jítsu e kart. 

A expansão do programa está diretamente ligada aos investimentos realizados pelo Governo do Amazonas, com obras que permitiram a implantação do Pelci em mais espaços, na capital e no interior. Esse alcance é sustentado por uma frente contínua de obras executadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). 

O governador Wilson Lima, presidente estadual do União Brasil, destaca que o investimento em infraestrutura esportiva integra uma política com ênfase na prevenção social. “O esporte afasta jovens da marginalidade e melhora o desempenho escolar. É transformador”, afirma.

As obras, conforme explica o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, que também é 2º vice-presidente estadual do União Brasil, garantem a infraestrutura necessária para o funcionamento das atividades esportivas em Manaus e no interior, dentro da diretriz definida pelo governo. O objetivo, diz ele, é ampliar o acesso a políticas públicas de inclusão social e fortalecer o esporte como ferramenta de prevenção social.

Desde 2021, o estado já entregou 45 espaços esportivos na capital e no interior, com investimento de R$ 49,7 milhões. Apenas no último ano, 14 foram inaugurados, sendo oito em Manaus e seis no interior, alcançando bairros de alta densidade populacional e municípios como Parintins, Maués, Canutama, Rio Preto da Eva e São Paulo de Olivença.

Atualmente, quatro obras estão em execução na capital: um Centro Desportivo e a Arena Poliesportiva Estrela, no bairro da Compensa; o Centro Social Chapéu de Zinco, na Betânia, e o Centro Social e a Quadra Poliesportiva do Lírio do Vale.

Esses investimentos formam a base física que viabiliza o Pelci, criado em 2021 e coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). O programa atende crianças e jovens de 7 a 17 anos, mantém mais de 40 núcleos ativos na capital e no interior e expandiu sua atuação para comunidades indígenas e municípios como Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Humaitá, com oferta de escolinhas esportivas gratuitas e atividades contínuas.

A lógica de ocupação permanente dos espaços públicos também se reflete em ações como o “Vila Aberta para Todos”, que passou a integrar a rotina da Vila Olímpica de Manaus, aberta ao público aos domingos, com programação gratuita voltada à prática esportiva, ao lazer e convivência social.

O secretário da Sedel, Diego Américo, ressalta que os investimentos em infraestrutura esportiva têm sido determinantes para a consolidação e expansão do Pelci em todo o Amazonas. “Quando o Governo do Amazonas investe em quadras, arenas, centros esportivos e espaços adequados, ele não está apenas entregando obras, mas garantindo oportunidades reais para crianças e jovens. O Pelci só alcança mais de 325 mil atendimentos porque existe uma estrutura preparada para receber essas atividades, com segurança, qualidade e continuidade”, reforça.

 

CONECTANDO PESSOAS

Na opinião de Marcellus Campêlo, o foco da atuação técnica da Sedurb e da UGPE é assegurar que cada obra entregue esteja conectada ao uso cotidiano pela população. “Nosso trabalho é fazer com que o espaço não fique vazio. A obra precisa estar integrada ao bairro, funcionando todos os dias e atendendo quem mais precisa”, reforça.

Um exemplo dessa diretriz é a diversificação das modalidades atendidas a partir da infraestrutura disponível, como o Pelci Kart, que tornou o Amazonas o primeiro estado do país a implantar um núcleo de automobilismo social, beneficiando 80 crianças de baixa renda na capital.

Com a coordenação da Sedurb e da UGPE, as obras públicas do Governo do Amazonas passam a cumprir um papel operacional na política esportiva estadual, viabilizando a ampliação do acesso, a ocupação contínua dos espaços e a produção de impacto social associado à prática esportiva.

 

Fotos: Arquivo / Secom

Texto: Governo do Amazonas / Secom

Compartilhe

EXECUTIVO

Obras do Governo do Amazonas ampliam acesso ao esporte, com mais de 325 mil atendidos

Betim (MG) registra quedas históricas nos índices de criminalidade em 2025

Governador do Amapá, Clécio Luís, oficializa filiação ao União Brasil

LEGISLATIVO

Yandra Moura amplia atuação legislativa e projeta aprovação de novos projetos no retorno legislativo em 2026

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO