Prefeitura de Goiânia fortalece a inclusão na Rede Municipal de Educação

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), ampliou e qualificou o atendimento às crianças e aos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), garantindo o acesso à educação e promovendo a inclusão efetiva. Para isso, foram desenvolvidas ações voltadas à inclusão social e ao fortalecimento das práticas pedagógicas inclusivas nas unidades educacionais para 6.955 alunos matriculados no ensino comum e 438 no ensino especializado.

Atualmente, 352 das 376 instituições de ensino do município atendem alunos elegíveis da Educação Especial, o que representa 93,62% da rede municipal. Entre o público atendido estão estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndromes, deficiência auditiva/surdez, surdocegueira, baixa visão/cegueira, deficiência física, intelectual e múltipla, transtornos funcionais específicos, condutas típicas, além de estudantes com altas habilidades/superdotação, entre outros.

A Rede Municipal de Goiânia ampliou de forma significativa a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), passando de 30 para 93 salas instaladas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Esses espaços são equipados com materiais pedagógicos específicos e favorecem a articulação entre os professores do AEE e os docentes do ensino comum.

O AEE beneficia 3.908 estudantes, que também são atendidos nos dois Centros Municipais de Apoio à Inclusão (CMAI). Para qualificar ainda mais os atendimentos, a SME realizou a entrega de kits de materiais de papelaria às 92 escolas que possuem Salas de Recursos Multifuncionais.

A gerente de Inclusão, Diversidade e Cidadania, Lianna Gusmão, destaca que o AEE é planejado de forma individualizada. “O atendimento identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, com o objetivo de promover a plena participação das crianças e estudantes”, afirma.

Outra ação que fortaleceu a política de inclusão foi o projeto “Dia D da Inclusão”, desenvolvido na atual gestão. A iniciativa promoveu atendimento médico especializado a crianças e estudantes com necessidades educacionais especiais. Os atendimentos foram destinados àqueles que estavam sem acompanhamento ou tratamento de saúde, condição que impactava diretamente o desenvolvimento e a permanência no ambiente educacional.

Fotos e texto: Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

Compartilhe

EXECUTIVO

Prefeitura de Goiânia fortalece a inclusão na Rede Municipal de Educação

Manaus reduz mortes violentas em 62% e atinge menor taxa de homicídios em 25 anos

Educação profissional incentiva empreendedorismo sustentável em Rondônia

LEGISLATIVO

Yandra Moura amplia atuação legislativa e projeta aprovação de novos projetos no retorno legislativo em 2026

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO