A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, capital sob responsabilidade de Silvio Mendes (União), implementou um programa de atenção à saúde mental para atender os profissionais de saúde que atuam no Complexo do Satélite, que reúne UPA, hospital e maternidade. A iniciativa partiu da direção-geral e atende a uma normativa do Ministério do Trabalho e Emprego.
Segundo a diretora-geral do Complexo, Francina Amorim, o objetivo é “cuidar de quem cuida”, oferecendo suporte emocional aos trabalhadores que estão diariamente na linha de frente do atendimento à população. “Esse programa é um marco importante na valorização dos profissionais de saúde. Reconhecemos que cuidar da saúde mental deles é fundamental para o bem-estar individual, além de contribuir com um atendimento de qualidade à comunidade”.
A psicóloga Cleonice de Castro explicou que o programa está em fase de diagnóstico, avaliando os riscos psicossociais enfrentados pelos profissionais. “O funcionamento será simples: quem sentir necessidade poderá ser acolhido por psicólogos do próprio Complexo. Caso seja identificada a necessidade de acompanhamento, o profissional será encaminhado ao SAME para a marcação de consultas com psicólogos e psiquiatras da própria unidade”, destacou.
Texto e foto: Ascom FMS