Unidade unificada para serviços de esterilização e laboratório central chegam em Belo Horizonte

Uma nova unidade que integra a rede de saúde de BH já está em funcionamento em Belo Horizonte. Na manhã da última segunda-feira (2), o prefeito Álvaro Damião (União) visitou a sede da Central de Material e Esterilização (CME) e do Centro Municipal de Diagnóstico Laboratorial (CMDL), no bairro União. O novo equipamento concentra, em um único espaço, serviços que antes estavam distribuídos pelas regionais da cidade.

A unidade conta com mais de 5 mil metros quadrados e foi construída por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Em um único espaço serão analisados os materiais das cerca de 45 mil amostras coletadas diariamente nas unidades de saúde da cidade. A rede de saúde de BH faz atualmente 196 tipos diferentes de exames.

“A Prefeitura está trabalhando muito pela saúde do povo de Belo Horizonte. Todo exame que é feito nos centros de saúde vem para o CME, e é tudo feito com muito carinho e seriedade. Inclusive tem uma máquina que só tem aqui, de todas as capitais brasileiras, só Belo Horizonte tem”, afirmou o prefeito, referindo-se a uma refiladora automática, que é uma máquina que produz as embalagens esterilizadas para colocar os instrumentos cirúrgicos.

Com o CMDL, o processamento das análises clínicas está sendo feito com mais agilidade e precisão das informações, quesitos essenciais para o diagnóstico, monitoramento e tratamento das doenças. Além disso, com a implantação do CMDL, a rede de sáude de BH implantará a oferta de novos exames, como cultura de fungos, eletroforese de hemoglobina, FAN, anti-DNA, detecção de febre amarela por RT-PCR, entre outros.

“Isso representa mais qualidade no diagnóstico, mais precisão nos tratamentos e mais cuidado com quem mais precisa do nosso sistema público de saúde”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias. A melhoria também contempla o processo de esterilização dos materiais e instrumentais usados em mais de 200 unidades de saúde, já que as ações estão concentradas em um único local, aprimorando o fluxo e reduzindo custos. Por ano, cerca de 2 milhões de pacotes de instrumentos serão processados na CME.

Os benefícios vão além da eficiência. “Demos um passo importante para fortalecer ainda mais a nossa saúde. O grande ganho para a rede será a modernização do nosso parque tecnológico, com equipamentos de última geração. Haverá ainda o aumento da biossegurança durante os procedimentos e melhorias no suporte para as unidades de saúde”, reforçou o secretário.

 

*Foto e texto: Prefeitura de Belo Horizonte

Compartilhe

EXECUTIVO

Unidade unificada para serviços de esterilização e laboratório central chegam em Belo Horizonte

Salvador fecha 2025 como a 4ª cidade que mais gerou empregos no Brasil e líder no Nordeste

Força-tarefa do Programa Petrolina + Limpa intensifica ações integradas de cuidado com a população

LEGISLATIVO

Emenda de Pedro Lucas fortalece o programa Gás do Povo e garante que o benefício chegue a quem mais precisa

Yandra Moura amplia atuação legislativa e projeta aprovação de novos projetos no retorno legislativo em 2026

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO