Ministro Celso Sabino (UNIÃO-PA)

Ministério do Turismo impulsiona capacitação profissional com a oferta de mais de 14 mil vagas em 2024

Ao longo de 2024, o Ministério do Turismo intensificou suas ações para qualificar profissionais do setor e elevar o padrão dos serviços turísticos no Brasil. Ao todo, foram oferecidas 14.191 vagas em cursos de capacitação.

A iniciativa reflete a estratégia da gestão do ministro Celso Sabino (União) de impulsionar o desenvolvimento econômico por meio do turismo, promovendo a inclusão, sustentabilidade e diversificação dos serviços oferecidos aos turistas nacionais e internacionais.

“Além de proporcionar uma importante melhoria nos currículos, a qualificação profissional contribui para que cada vez mais turistas sejam bem atendidos nos destinos brasileiros, voltem aos locais e movimentem as economias locais, favorecendo a geração de emprego e renda à população”, destaca Sabino.

Entre os cursos oferecidos, destacam-se aqueles focados em áreas estratégicas, como “Gestão de Negócios para o Turismo” e “Educação Ambiental e Sustentabilidade”. Além disso, foram realizadas formações em “Turismo Acessível” para a capacitação no atendimento e inclusão de pessoas com deficiência.

Os cursos foram desenvolvidos em colaboração com instituições de ensino de renome, como o Senac, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Essas parcerias possibilitaram a oferta de cursos em modalidades presencial e a distância (EAD), ampliando o acesso à educação de qualidade em várias regiões do país.

Além dessas iniciativas, o Ministério do Turismo também disponibiliza diversos cursos gratuitos em seu portal, o Qualifica Turismo.

Preparação para a COP 30

Em 2024, o ministro Celso Sabino inaugurou a Escola Nacional de Turismo para fortalecer a atividade turística na capital paraense, que sediará em novembro deste ano a COP 30,.

O projeto visa aprimorar os serviços e assegurar uma recepção de qualidade às delegações e países que participarão do maior evento climático do mundo.

No primeiro ciclo de funcionamento da escola, foram disponibilizadas 4,7 mil vagas em cursos voltados para áreas essenciais para o desenvolvimento do turismo brasileiro, como gestão de negócios turísticos, governança para a hospedagem familiar e idiomas como inglês e espanhol.

Além de Belém, o Rio de Janeiro também deve receber uma unidade da Escola Nacional de Turismo. O estado é uma das principais portas de entrada de turistas estrangeiros no Brasil.

Foto: Bruno Carachesti / Ministério do Turismo

Compartilhe

EXECUTIVO

Rondônia amplia ações de inclusão com nova eletiva de Libras na rede estadual

Prefeitura de Petrolina capacita forças de segurança para atendimento em emergências psiquiátricas

Jundiaí amplia iluminação com tecnologia LED na região Noroeste

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO