Iniciativa busca formar líderes capazes de propor soluções para transformar suas comunidades
A Fundação Índigo, braço de formação e inovação do União Brasil, celebrou a conclusão do curso de liderança “Jovens Índigo” nesta quarta-feira (9), em Brasília. Durante cerimônia realizada na sede do Ibmec, os 20 alunos com melhor desempenho no programa receberam certificados de conclusão e troféus das mãos do presidente da entidade, ACM Neto, e dos deputados federais Paulo Azi (União-BA), Rodrigo de Castro (União-MG), Mendonça Filho (União-PE) e Rosangela Moro (União-SP).
Além disso, os três estudantes que obtiveram as melhores notas ao longo de 2024 foram contemplados com bolsas integrais de MBA em Gestão Pública e um notebook de última geração.
“Nós tivemos representantes de todas as regiões do país, de diferentes estados. A participação e contribuição de cada um de vocês ao curso de formação de jovens lideranças nos permite ter uma visão panorâmica da realidade desse país tão grande, tão diverso. Vocês estão de parabéns!”, afirmou ACM Neto.
Realizado em parceria com o Instituto Ibmec e o União Jovem, o curso teve carga horária de 120 horas, sendo 80 horas de conteúdo comum e 40 horas de Gestão Pública ou Gestão Política. A iniciativa atraiu mais de 2.400 inscritos de todo o Brasil. Dos mais de 2.400 inscritos, 210 jovens de 18 a 35 anos foram selecionados e 85 concluíram a formação.
Primeiro colocado entre os formandos, Pedro Felipe Nascimento, de 22 anos, elaborou o projeto final de curso com foco na relação escola-empresa. Com base em dados que apontam a Bahia como um dos estados com maior taxa de evasão escolar e altos índices de desemprego, o estudante de Direito propôs ações que visam reduzir o abandono nas salas de aula em 17% e ampliar a empregabilidade de estudantes em 25% ao longo dos próximos dez anos.
“Foi um curso onde todos estavam comprometidos com ensino de política, um ensino autônomo, um ensino onde as pessoas realmente vão conseguir construir uma visão muito ampla da política. Então isso representa uma grande realização e uma grande honra para mim”, ressaltou Pedro.
Para a deputada Rosangela Moro, a iniciativa é fundamental para preparar uma nova geração de líderes comprometidos com o país e promover o debate qualificado sobre políticas públicas.
“A participação dos jovens é essencial para a construção da nossa política. A política precisa de jovens capacitados, entendendo como é a dinâmica dessa construção das políticas públicas. É uma honra estar aqui dividindo esse momento tão especial com esses Jovens Índigo’”, afirmou a parlamentar.
Durante a estadia em Brasília, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a sede da Fundação Índigo e do União Brasil, além de participar de uma visita guiada pelo Congresso Nacional.
Foto: Divulgação / Fundação Índigo