A gestão do prefeito Bruno Reis (União) segue impulsionando o desenvolvimento econômico de Salvador. Nos dois primeiros meses de 2025, a capital baiana registrou a abertura de 12.173 novas empresas, o melhor desempenho da história para o período.
O número supera o recorde anterior, registrado em 2021, com 11.141 novos CNPJs. Em comparação com o primeiro bimestre de 2024, o crescimento foi de 38%. No mesmo período deste ano, 5.748 empresas foram fechadas, uma queda de 4% em relação ao ano anterior, resultando em um saldo positivo de 6.245 novos empreendimentos.
Os principais segmentos de atuação incluem cabeleireiros, manicure e pedicure; comércio varejista de vestuário e acessórios; promoção de vendas; serviços administrativos especializados; fornecimento de alimentos para consumo domiciliar; e restaurantes.
Esse avanço reflete diretamente as ações da Prefeitura para reduzir a burocracia na abertura de empresas e estimular o empreendedorismo. Entre as medidas adotadas, destaca-se a regulamentação de programas de incentivo fiscal, que vêm atraindo novos investimentos para a cidade.
Empresas que se instalem ou expandam suas atividades nos bairros de Valéria e São Tomé de Paripe têm acesso a isenção do ITIV e reduções nas alíquotas do ISS (de 5% para 2%) e do IPTU (em 50%) por até cinco anos.
* Com informações: Ascom Sefaz.