União Brasil lidera marco histórico no combate ao desperdício de alimentos

O líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, deputado Pedro Lucas Fernandes (MA), apresentou o projeto de lei 321/2025, que cria a Política Nacional de Combate ao Desperdício e de Incentivo à Doação de Alimentos (CDIDA). Essa proposta representa um marco inédito no Brasil, estabelecendo diretrizes claras para reduzir o desperdício de alimentos e facilitar a doação deles para quem mais precisa.

Atualmente, o país desperdiça cerca de 12 milhões de toneladas de alimentos por ano, um prejuízo superior a R$ 61 bilhões. Esse desperdício não apenas agrava a fome e a insegurança alimentar, como impacta a economia, encarecendo ainda mais os alimentos para toda a população.

O projeto chega em um momento importante, pois o combate à fome está no centro da agenda do governo federal. Enquanto programas sociais visam ampliar o acesso à alimentação, a CDIDA atua na raiz do problema, evitando que alimentos bons para consumo sejam descartados e garantindo que cheguem à mesa de quem mais precisa. Aumenta a oferta, reduz a demanda e combate a inflação dos alimentos.

Entre as principais medidas do PL 321/2025 estão:

✅ Para alcançar os objetivos da CDIDA, o governo federal poderá oferecer aos doadores acesso a programas de crédito com garantia de fundos específicos, desde que sigam as regras e condições desses programas. Além disso, empresas que investirem em infraestrutura para armazenar e distribuir alimentos doados também poderão receber esse benefício;
✅ Fortalecimento dos Bancos de Alimentos e apoio à criação de novas unidades nos municípios que ainda não contam com esse serviço;
✅ Incentivo a investimentos privados em armazenamento e logística para doação de alimentos;
✅ Criação do Selo de Estabelecimento Social e Solidário, que reconhecerá empresas que adotarem práticas de combate ao desperdício, podendo ser usado para publicidade e servindo como critério de desempate em licitações;
✅ Campanhas educacionais para conscientizar a população e os estabelecimentos sobre a importância da redução do desperdício.

Para o líder Pedro Lucas Fernandes, essa proposta não é apenas um projeto de lei, mas um compromisso do União com a construção de soluções reais para o Brasil. “Precisamos encarar essa realidade de frente. Se o desperdício de alimentos fosse um país, seria um dos maiores emissores de CO₂ do mundo. Estamos falando de impactos sociais, econômicos e ambientais que não podem mais ser ignorados”, destacou o parlamentar.

O União na Câmara reforça que essa é uma pauta prioritária para nossa bancada e que o momento para esse debate é agora. O Brasil precisa de políticas públicas eficientes para garantir que os alimentos cheguem à mesa da população, reduzindo a fome e equilibrando os preços no mercado.

Com esse projeto, o país dá um passo decisivo na luta contra o desperdício e pela segurança alimentar de milhões de brasileiros.

A proposta, apresentada nesta quinta-feira (6) será analisada nas Comissões da Casa.

Compartilhe

EXECUTIVO

Totens de monitoramento reforçam a segurança e reduzem crimes em Rondônia

Apucarana (PR) inaugura Parque PCD e reforça inclusão social de pessoas com deficiência

Castanhal (PA) fortalece apicultura com entrega de 355 caixas de mel

LEGISLATIVO

Yandra Moura garante aprovação de relatório que cria política permanente contra os efeitos da seca no Nordeste

Presidente Roberto Cidade propõe política estadual para reduzir uso de plásticos nas escolas do Amazonas

Fausto Júnior apresenta projeto para aumentar pena de posse de material pornográfico infantil e proibir monetização de conteúdos que sexualizem crianças

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress