Gestão de Mauro Mendes reduz criminalidade no Carnaval 2025 em Mato Grosso

As estratégias de segurança implementadas pelo governo de Mauro Mendes (União) durante o Carnaval 2025 resultaram em uma significativa queda nos índices de criminalidade em Mato Grosso. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (6) pela Superintendência do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março de 2025, foram registrados cinco homicídios no estado. O número representa uma redução de 50% em relação ao Carnaval de 2024, quando ocorreram dez casos. Neste ano, não houve registro de feminicídio, enquanto, em 2024, foi contabilizado um caso.

Os furtos gerais reduziram 28%, saindo de 280 para 203 casos. Os roubos caíram 12%, de 43 para 38 registros. As ocorrências de tráfico de drogas reduziram 8%, passando de 59 registros para 54 neste ano. Já os registros de uso ilícito de drogas tiveram queda de 56%, de 32 para 14 casos. O número de apreensões de armas de fogo diminuiu 63%, com 14 registros neste ano contra 38 no Carnaval anterior.

Outros crimes também apresentaram queda expressiva. Os furtos diminuíram 28%, passando de 280 para 203 casos, enquanto os roubos caíram 12%, de 43 para 38 registros. As ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas tiveram redução de 8%, com 54 casos em 2025 contra 59 no ano anterior.

O uso ilícito de drogas caiu 56%, passando de 32 para 14 ocorrências. Já o número de apreensões de armas de fogo diminuiu 63%, com 14 registros neste ano contra 38 no Carnaval anterior.

Os homicídios culposos em acidentes de trânsito caíram 40%, de 10 para 6 casos. As lesões corporais culposas diminuíram 50%, passando de 70 para 35 registros.

Integração das Forças de Segurança

Para garantir a segurança dos foliões, mais de 3.500 policiais militares e civis foram mobilizados. A Polícia Militar, por meio da Operação Tolerância Zero – Edição Carnaval 2025, reforçou o patrulhamento tático, ostensivo e repressivo em locais de festividade e vias de grande circulação, contando com um efetivo de 1.200 policiais em 13 municípios com programação carnavalesca.

A Polícia Civil, por sua vez, mobilizou 2.357 servidores, entre investigadores, escrivães e delegados, para atuar em unidades da região metropolitana e do interior. O efetivo incluiu policiais de plantão nas delegacias e equipes de sobreaviso para atendimentos emergenciais.

“O empenho dos servidores, aliado à atuação integrada, resultou na redução dos índices de criminalidade, em conformidade com a política de Tolerância Zero adotada pelo Governo do Estado”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri.

Foto: Secretaria de Estado de Segurança Pública / Governo de Mato Grosso

Compartilhe

EXECUTIVO

Goiânia registra avanços no combate a queimadas após criação da Política Municipal de Prevenção e Combate ao Fogo

Amazonas recupera 6,5 mil celulares e reduz roubos em 25% com tecnologia e segurança

Salvador conquista selo da ONU por ampliar acesso a métodos contraceptivos de longa duração

LEGISLATIVO

Yandra Moura garante aprovação de relatório que cria política permanente contra os efeitos da seca no Nordeste

Presidente Roberto Cidade propõe política estadual para reduzir uso de plásticos nas escolas do Amazonas

Fausto Júnior apresenta projeto para aumentar pena de posse de material pornográfico infantil e proibir monetização de conteúdos que sexualizem crianças

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress