Goiás bate recorde histórico de ocupação e alcança menor desemprego em 12 anos

No segundo trimestre de 2025, Goiás, sob a gestão de Ronaldo Caiado (União), alcançou 3,89 milhões de pessoas ocupadas, o maior contingente desde o início da série histórica, com crescimento de 1,9% em relação ao trimestre anterior. O resultado indica que a economia estadual está gerando mais empregos e conseguindo incluir cada vez mais trabalhadores no mercado formal. Já a taxa de desemprego caiu para 4,4%, a menor em 12 anos.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB).

O avanço foi impulsionado por quase todos os setores da economia. O destaque vai para o comércio, que registrou alta de 6,5%, somando 820 mil vagas, o terceiro maior crescimento entre as unidades da federação. O setor de serviços também alcançou recorde, com 2,01 milhões de trabalhadores.

A indústria apresentou expansão de 1,3%, totalizando 478 mil ocupados, enquanto a agropecuária avançou 1,7%, empregando 265 mil pessoas, reafirmando a relevância do campo para a economia estadual. Apenas o setor da construção teve retração, com queda de 1,6% e 316 mil trabalhadores.

Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo, destaca que o resultado reflete tudo o que vem sendo feito pela atual gestão desde 2019.

“Trata-se de um resultado que demonstra que sempre estivemos no caminho certo em relação à recuperação da economia e, em consequência, a geração de empregos em todas as áreas, incluindo, claro, na indústria. Recebemos o Estado quebrado e o recuperamos com responsabilidade”, avalia.

Já o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel de Sant’Anna Braga Filho, ressalta que os resultados confirmam a solidez da economia goiana.

“O recorde de empregos nos setores de Indústria, Comércio e Serviços reflete a solidez da economia goiana e o trabalho exemplar do governo estadual em parceria com os empresários. Com segurança jurídica, incentivos fiscais e qualidade de vida, Goiás cria um ambiente propício para a expansão dos negócios, atração de novos investidores e, assim, a geração contínua de empregos e renda para toda a população”, afirma.

Desemprego em queda

A taxa de desocupação caiu para 4,4%, patamar inferior à média das economias da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 4,9%. No ranking nacional, Goiás ocupa a nona posição entre as menores taxas do país e está 1,4 ponto percentual abaixo da média brasileira (5,8%).

Esse é o menor índice de desemprego registrado no estado em aproximadamente 12 anos. Em relação ao trimestre anterior, a queda foi de 0,9 ponto percentual; na comparação anual, 0,8 ponto percentual.

Renda e massa salarial

Além de mais postos de trabalho, os goianos também viram seus rendimentos crescerem. O rendimento médio real mensal atingiu R$ 3.437, o maior valor da série histórica, com alta de 2,6% frente ao trimestre anterior. O aumento do número de ocupados e dos salários fez a massa salarial alcançar R$ 13,3 bilhões, outro recorde histórico.

Informalidade e desalento

A taxa de informalidade recuou para 35,0%, a menor já registrada. Já o desalento, indicador que mede o percentual de pessoas que desistiram de procurar emprego, caiu para 0,9%, colocando Goiás com a terceira menor taxa do país.

*Foto: Secom
*Fonte: Agência Cora Coralina 

Compartilhe

EXECUTIVO

Goiás bate recorde histórico de ocupação e alcança menor desemprego em 12 anos

BH é destaque nacional em políticas públicas de segurança alimentar

Prefeitura de Bragança Paulista sanciona lei que institui apoio às mães solo

LEGISLATIVO

Presidente Roberto Cidade propõe política estadual para reduzir uso de plásticos nas escolas do Amazonas

Fausto Júnior apresenta projeto para aumentar pena de posse de material pornográfico infantil e proibir monetização de conteúdos que sexualizem crianças

Deputada Joana Darc propõe projeto para distribuir sensor medidor contínuo de glicose às crianças com diabetes no Amazonas

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress