O presidente do União Brasil, Antonio Rueda, participou, na manhã desta sexta-feira (22), no Rio de Janeiro, do 24 Fórum Empresarial Lide, promovido pelo ex-governador de São Paulo, João Dória.
Rueda abriu a exposição dizendo que o Brasil precisa retomar o pragmatismo nas relações internacionais e rever a condução da crise tarifária com os Estados Unidos, lembrando que parte dessa tensão foi fomentada por posturas que extrapolam o terreno dos interesses nacionais.
“Posturas poucos cuidadosas em relação aos Estados Unidos, seja ao defender parceiros geopolíticos controversos ou a questionar o papel do dólar não vão trazer nenhuma vantagem para o país.” Rueda lembrou que, na semana passada, os presidentes Putin, da Rússia, e Trump, dos Estados Unidos, apertaram as mãos apesar da Rússia ter sido sancionada no passado, e Zelenski, da Ucrânia, que foi literalmente humilhado há dois meses”, também, na semana passada, conversou com o presidente Trump”.
Tarifaço
Em relação à Lula , o presidente do União Brasil disse: “Agora vejam só, estamos aqui no Brasil com um presidente que desde que começou essa guerra tarifária, não fez uma ligação. E não foi por falta de apelo, porque todos nós da política clamamos por isso publicamente e hoje, novamente, também faço esse apelo ao presidente. Porque não tem como nós superarmos essa crise sem diálogo. O presidente Lula me perdoe, não é uma crítica pessoal, mas ele é a pessoa que conduz esse país.”
Rueda falou também: “Ele (Lula) está omisso, tem uma posição de colher dividendos políticos. Política a gente vai fazer em 2026. A eleição está longe, nós não podemos pagar um preço por um suposto ganho político de A ou de B”.
Empresários
Dirigindo-se à plateia de empresários, o líder do União comentou: “Nós temos que ter responsabilidade, nós temos que ter coragem para enfrentar essa crise. A eleição de 2026 não vai ser decidida lá em Brasília, ela começa a ser decidida com esse grupo de empresários que são qualificados, que movem o país. O setor produtivo hoje é a mola desse país.”
Outros quatro presidentes de partidos participaram do mesmo painel de Rueda: o senador Ciro Nogueira do PP; Valdemar da Costa Neto do PL, Gilberto Kassab do PSD e Edinho Silva do PT. Outras personalidades como o governador do Rio De Janeiro, Cláudio Castro (PL); o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavalieri (PSD) e Luiz Cesio Caetano, presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), também prestigiaram o evento.
LIDE
O LIDE é uma entidade multilateral que abrange 39 setores econômicos. Ele conecta organizações e líderes fomentando redes que promovem a livre – iniciativa e o crescimento econômico. Esta edição do Fórum está sendo realizada no hotel Fairmont. Começou na quinta-feira (21) e será encerrada no sábado.