Jundiaí fortalece rede de apoio e acolhimento para mães atípicas

A Prefeitura de Jundiaí (SP), sob gestão de Gustavo Martinelli, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS), tem ampliado as políticas públicas voltadas ao acolhimento e apoio das mães atípicas, aquelas que cuidam de filhos com deficiência ou transtornos do neurodesenvolvimento. O Clube de Mães Atípicas, iniciativa do FUNSS, vem se consolidando como referência em escuta, inclusão e geração de oportunidades.

O programa atua de forma integrada, articulando ações entre diversas secretarias e parceiros locais. Em parceria com o Jundiaí Empreendedora e empresas como o Supermercado Tauste, o projeto oferece vagas de trabalho com jornadas reduzidas ou intermitentes, possibilitando que as mães conciliem o cuidado com os filhos e a inserção no mercado de trabalho.

Além da empregabilidade, o Clube promove encontros e trocas de experiências com outros municípios e equipamentos públicos, fortalecendo a participação social das mães na formulação de políticas mais inclusivas. Essa escuta contínua tem sido um dos pilares do programa.

Entre as novas iniciativas, está a Sala de Descompressão Emocional, desenvolvida em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP), que oferecerá suporte terapêutico especializado. A primeira edição ocorre em 31 de outubro, com o tema “Perdas e Luto”.

O FUNSS também disponibiliza serviços de orientação e encaminhamento, além da emissão da Carteirinha CPTEA, uma das mais procuradas pelas famílias. O atendimento é realizado diariamente por telefone, WhatsApp, e-mail e redes sociais.

“Cada ação do Clube tem o propósito de fortalecer vínculos e garantir que nenhuma mãe se sinta sozinha nessa jornada. O trabalho é construído de forma integrada, com muito respeito, empatia e escuta”, afirmou a presidente do Fundo Social e primeira-dama, Ellen Martinelli.

Desde o início de 2025, já foram realizadas quatro edições dos encontros do Clube, reunindo famílias para momentos de convivência e lazer. A última, no Jumpark, contou com atividades recreativas para as crianças e momentos de descanso e música ao vivo para as mães.

“Quando criamos o Clube, queríamos um espaço de acolhimento verdadeiro, onde cada mãe pudesse se sentir parte de uma rede de apoio. Ver o brilho nos olhos delas e o sorriso das crianças é o que dá sentido a todo o nosso trabalho”, completou Ellen.

*Foto: Fotógrafo PMJ
*Fonte: Ascom / Prefeitura de Jundiaí

Compartilhe

EXECUTIVO

Belford Roxo (RJ) lança programa para fortalecer esporte

Goiás leva benefícios sociais a comunidades quilombolas e indígenas

Prefeitura de Betim (MG) antecipa pagamento dos servidores

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO