Com iniciativas inovadores e foco no empreendedor, Queimados, município da Baixada Fluminense sob o comando do prefeito Glauco Kaizer (União), se consolida como referência na modernização fiscal municipal, demonstrando como a tecnologia, a transparência e o planejamento podem transformar a relação entre gestão e sociedade.
Uma de suas iniciativas, o simulador de taxas para abertura de empresas, ferramenta pioneira desenvolvida pela cidade, foi apresentada no II Seminário sobre Reforma Tributária do Consumo, que reuniu mais de 400 profissionais do setor em Niterói (RJ).
A iniciativa surgiu a partir da identificação de uma dor recorrente dos empreendedores da região. “Percebemos a dor dos contribuintes para realizar o processo de abertura de empresas, que é confuso e burocrático, e criamos a calculadora de taxas, que permite ao contribuinte simular os custos para se estabelecer no município de Queimados sem precisar ir diretamente à Prefeitura. E tudo aparece na tela de forma simples, clara e didática”, explicou Rômulo Leite Duarte, chefe de gabinete da Secretaria de Fazenda e Planejamento.
Sebrae
A ferramenta ganhou reconhecimento do Sebrae como uma solução inovadora e inédita entre os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, reforçando a liderança de Queimados em modernização administrativa.
Com a digitalização dos processos, a cidade fortalece a segurança jurídica para contratantes, amplia a visibilidade para prestadores de serviços e organiza de forma mais eficiente as rotinas internas da gestão fiscal. “Tudo isso faz parte de um compromisso maior da nossa cidade: a melhoria contínua dos serviços públicos, usando ferramentas digitais para aproximar o cidadão da administração. A transparência melhora a confiança, gerando um ambiente de negócios mais saudável, atraindo empresas e gerando empregos”, destacou o chefe de gabinete ao público, que lotou os auditórios do H Hotel em Niterói. Segundo a organização, mais de 400 inscritos e cerca de 700 espectadores simultâneos no YouTube acompanharam o Seminário realizado em novembro de 2025.
Texto e foto: Prefeitura de Queimados