Os professores da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB) terão reajuste salarial de 6%, percentual superior ao piso nacional, fixado em 5,4% para este ano. O aumento, anunciado pelo prefeito Bruno Cunha Lima (União), já será aplicado na folha de pagamento de janeiro.
“Esse é um caminho que nós temos percorrido ao longo desses últimos anos. É a valorização não só do professor, que é fundamental no processo de aprendizagem, mas da educação como um todo”, destacou o prefeito. Ele ressaltou que a medida integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da educação municipal, com investimentos em infraestrutura, tecnologia e formação profissional.
O reajuste representa um ganho real de 2,1% acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 3,9%. Esta é a segunda vez que a gestão municipal concede aumento acima do percentual nacional para a categoria.
Na avaliação do prefeito, os investimentos realizados desde 2021 têm refletido diretamente nos resultados educacionais, com avanços na alfabetização na idade certa, melhoria da proficiência em leitura e reconhecimento nacional do Ministério da Educação (MEC). Ele também destacou melhorias nas condições de trabalho nas escolas e creches, beneficiando professores e demais servidores da Educação.
O secretário municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, afirmou que o reajuste reforça o compromisso da gestão com a valorização do magistério. “Mais uma conquista importante no processo de valorização dos profissionais da educação. O reajuste acima do piso nacional é resultado de um trabalho responsável de organização e planejamento e reflete o respeito aos educadores que constroem o futuro das novas gerações”, afirmou.
Foto e texto: Prefeitura de Campina Grande