Governador do Amapá, Clécio Luís, oficializa filiação ao União Brasil

Em um encontro com cerca de 40 mil pessoas que chegaram em caravanas de várias regiões do Amapá, o governador do Estado, Clécio Luís, oficializou sua filiação ao União Brasil, nesta sexta-feira, 30 de janeiro, na quadra da Igreja Jesus de Nazaré, em Macapá. Dos 16 municípios do Amapá, nove são comandados por prefeitos do União Brasil. Também integram o partido a presidente da Assembleia Legistativa, Alliny Serrão, e o presidente da Câmara Municipal, Pedro Da Lua.

“É uma grande força que o partido ganha não só no Amapá, mas no Norte do país. Clécio tem uma visão moderna de gestão e é muito bem-vindo ao União Brasil. E Davi Alcolumbre teve sensibilidade política e liderança trazendo um reforço que qualifica ainda mais nosso partido. Foi um grande movimento de articulação”, declarou o presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda.

O clima da filiação reuniu homens e mulheres que defendem a continuidade de um projeto político comprometido com o desenvolvimento econômico e social com dignidade e responsabilidade.

Presente ao evento, o presidente do Congresso Nacional e secretário-geral nacional do União Brasil, senador Davi Alcolumbre, declarou:”O União Brasil está em festa; recebemos o governador Clécio com muita felicidade e a certeza de que seguiremos juntos, para continuar trabalhando e construindo os destinos do Amapá. O nosso estado sempre teve vocação para ser grande e essa união de forças políticas faz toda a diferença para melhorar a vida do nosso povo, e é isso o que mais importa”.

“Agradeço ao povo de todo o Amapá pela linda celebração. A palavra aqui é união. Falo da união que dialoga e é consciente do projeto que estamos conduzindo. Temos resultados concretos e avanços em todas as áreas. Somos o estado que mais gera emprego no país, fizemos grandes entregas na saúde, como a radioterapia, por exemplo. Estamos maratonando concursos e fizemos os maiores chamamentos da história, somos o estado que mais investe em segurança pública, avançamos muito em educação e diminuímos a pobreza no Amapá. Tem muito a comemorar e muito mais trabalho pela frente”, reforçou Clécio.

Força regional

A chegada de Clécio ao União Brasil fortalece o partido como principal força política do estado atualmente e reforça a convergência de lideranças, mandatos e militância em torno de um mesmo propósito: o Amapá no caminho do desenvolvimento pleno, com um projeto sólido e coletivo para os próximos anos.

 

Clécio e Alcolumbre comemoram a filiação | Fotos: divulgação

 

O ato também marcou o início de um novo ciclo político, projetando o União Brasil como protagonista no cenário nacional e posicionando Clécio como liderança central para o processo eleitoral de 2026. A mobilização expressiva e a participação popular reforçaram a confiança no projeto liderado por Clécio e sinalizaram pluralidade e um consenso político para os desafios futuros.

Em um ambiente de celebração ao Amapá, o evento deixou claro que o União Brasil e Clécio caminham juntos na construção de um projeto político que dialoga com o presente e aponta para um futuro de mais oportunidades para o povo amapaense.

Clécio

Clécio Luís Vieira Vilhena é uma das principais lideranças políticas do Amapá da história recente. Natural de Belém, no Pará, é egresso da Universidade Federal do Amapá na 1ª turma do Curso de Geografia, com formação em 1996; e especialista em Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA) em 1999.

Foi nomeado secretário de Estado da Educação em 1998, tendo sido o mais jovem secretário de educação do Brasil, à época. É fundador do Banco do Povo (2001) e foi, no mesmo ano, presidente da Agência de Fomento do Amapá (AFAP). Como servidor público, foi policial civil da Polícia Civil do Amapá em 1992 e tomou posse como professor de Geografia do Estado em 1996.

 

Governador Clécio é conhecido pelo perfil agregador

 

Com trajetória construída no Amapá, conquistou o primeiro cargo eletivo há mais de 20 anos. Foi eleito pela primeira vez em 2004, como vereador e reeleito em 2008. Em 2012, foi eleito prefeito de Macapá e reeleito, em 2016, deixando o Executivo municipal estruturado, com importantes avanços administrativos, projetos estratégicos de obras prontos para execução e equilíbrio financeiro.

Foi presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap) de 2014 a 2016. Em 2022, foi eleito governador do Estado do Amapá em primeiro turno, ao lado do vice Teles Júnior, com 53,69% dos votos.

Empossado chefe do Executivo estadual em 2023, Clécio se destaca pelo perfil agregador, pela capacidade de diálogo e pela construção de alianças políticas amplas, sendo hoje uma das figuras centrais do cenário político estadual com projeção para a reeleição em 2026.

 

*Foto: divulgação

*Texto: assessoria do senador David Alcolumbre (adaptado)

 

Compartilhe

EXECUTIVO

Obras do Governo do Amazonas ampliam acesso ao esporte, com mais de 325 mil atendidos

Betim (MG) registra quedas históricas nos índices de criminalidade em 2025

Governador do Amapá, Clécio Luís, oficializa filiação ao União Brasil

LEGISLATIVO

Yandra Moura amplia atuação legislativa e projeta aprovação de novos projetos no retorno legislativo em 2026

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO