Goiânia conquista 1º lugar em prêmio mundial de transporte coletivo

Goiânia, que tem Sandro Mabel (União) como prefeito, acaba de alcançar um marco histórico na mobilidade urbana. A capital conquistou o 1º lugar no UITP Awards 2026, considerado o mais importante prêmio internacional do transporte coletivo. Entre cerca de 300 projetos inscritos de diversos países, apenas três iniciativas chegaram à final e a iniciativa Nova RMTC de Goiânia conquistou o primeiro lugar. O reconhecimento destaca o conjunto de investimentos realizados pela Prefeitura de Goiânia e pelo Governo de Goiás para transformar o transporte público, tendo a metronização dos corredores de ônibus como uma das principais iniciativas responsáveis pela conquista.

Mabel destacou que o reconhecimento internacional é resultado de planejamento, investimentos e da parceria entre Município e Estado. “Esse prêmio mostra que Goiânia está no caminho certo. Investimos porque entendemos que o caminho para uma boa mobilidade é dar condições de ir e vir, com qualidade, a todos. Esse reconhecimento mundial é motivo de orgulho, e é a confirmação de que estamos melhorando a vida de quem depende do transporte coletivo todos os dias.”

Implantada de forma inédita no mundo, a metronização utiliza inteligência artificial, semáforos inteligentes e monitoramento em tempo real para dar prioridade aos ônibus nos cruzamentos, tornando as viagens mais rápidas, regulares e eficientes. Goiânia foi a primeira cidade a adotar esse modelo, que hoje é referência nacional e internacional.

O sistema conta atualmente com 9 quilômetros de corredor metronizado no BRT Leste-Oeste, entre os terminais Novo Mundo e Praça A, além da integração do corredor Norte-Sul. Ao todo, são 65 semáforos inteligentes integrados, quase 200 equipamentos conectados à Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), câmeras de alta definição, GPS em tempo real, botoeiras sonoras e nobreaks que garantem o funcionamento do sistema mesmo durante quedas de energia.

 

Prefeitura investe cerca de R$ 250 mi/ano para manter tarifa acessível e ampliar melhorias

 

Na prática, os resultados já são percebidos pelos passageiros. A velocidade média dos ônibus passou de cerca de 15 km/h para até 23 km/h, com ganho operacional próximo de 40%. O número de paradas em semáforos caiu de aproximadamente 16 para apenas quatro por viagem, enquanto os ônibus recebem sinal verde em mais de 90% dos cruzamentos, aumentando a pontualidade e a qualidade do serviço oferecido à população.

Além da metronização, o prêmio internacional reconheceu outras ações que vêm modernizando a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), como a renovação da frota, eletrificação do sistema, adoção de combustíveis mais limpos, requalificação da infraestrutura e investimentos em tecnologia.

Para o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, a metronização representa uma mudança de conceito na gestão da mobilidade urbana. “A metronização permite que o transporte coletivo tenha prioridade de forma inteligente. Utilizamos inteligência artificial, dados em tempo real e controle semafórico para reduzir paradas, aumentar a velocidade e dar mais previsibilidade às viagens. Esse reconhecimento internacional confirma que Goiânia está entre as cidades mais inovadoras do mundo quando o assunto é mobilidade urbana.”

A expansão do sistema já está em andamento. Os próximos trechos contemplam a ampliação do corredor metronizado até o Terminal Padre Pelágio, no eixo Leste-Oeste, além da expansão do sistema Norte-Sul até os terminais Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque.

Os investimentos também refletem o compromisso da Prefeitura com a qualidade e a acessibilidade do transporte coletivo. Goiânia aplica cerca de R$ 250 milhões por ano no sistema e é responsável por 41,2% do subsídio da tarifa do transporte coletivo da Região Metropolitana, mesmo percentual destinado pelo Governo de Goiás. O esforço conjunto garante a manutenção de uma das tarifas mais acessíveis do país e permite que os investimentos em modernização continuem avançando.

Sobre o UITP Awards 2026

O projeto “Nova Mobilidade: Uma Transformação Centrada no Cidadão na Região Metropolitana de Goiânia” foi o único representante brasileiro a conquistar um prêmio no UITP Awards 2026, considerada a mais importante premiação mundial do transporte público. A iniciativa venceu na categoria Experiência do Cliente e Mudança Modal, que reconhece projetos capazes de melhorar a experiência do usuário e incentivar a migração da população para o transporte coletivo.

Promovido pela União Internacional de Transportes Públicos (UITP), o prêmio reúne as principais iniciativas de mobilidade urbana do mundo e reconhece projetos que se destacam pela inovação, sustentabilidade, eficiência operacional e impacto positivo na vida das pessoas. A edição de 2026 premiou soluções voltadas à transformação digital, descarbonização, inclusão social, integração multimodal e excelência na operação dos sistemas de transporte.

O projeto da Região Metropolitana de Goiânia foi escolhido por um júri internacional de especialistas, que destacou sua capacidade de transformar investimentos em resultados concretos para passageiros, operadores e cidades. A metronização dos corredores de transporte, aliada à renovação da frota, à modernização da infraestrutura e ao uso intensivo de tecnologia, foi um dos principais diferenciais da iniciativa reconhecida internacionalmente.

Com a conquista, Goiás e Goiânia passam a integrar o seleto grupo de cidades e projetos que hoje são referência mundial em mobilidade urbana, ao lado de iniciativas desenvolvidas em países como China, Itália, Índia, Austrália, Taiwan, Guatemala, México, Estados Unidos e Colômbia. O reconhecimento consolida a Região Metropolitana de Goiânia como um dos principais cases internacionais de inovação no transporte público.

 

*Texto: com informações da Prefeitura de Goiânia | Fotos: Joabe Mendonça

 

Compartilhe

EXECUTIVO

Belford Roxo (RJ) capacita operadores do Censo Escolar e do Sistema Presença

No Amazonas, resíduo plástico vira casa, fortalece economia sustentável e gera renda e emprego

“Sabor que Educa”, da prefeitura de Goiânia, vai premiar merendeiras e manipuladoras de alimentos

LEGISLATIVO

Na CCJ, União na Câmara vota fechado pela redução da maioridade penal

Brena Dianná toma posse como deputada na assembleia do Amazonas

Deputado federal Henderson Pinto, do Pará, ingressa no União 

UNIÃO MULHER

Delegada Karen Langkamme é a nova presidente do União Mulher no DF

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO