Além de prestar contas, Lucas Moreno, Carol Araújo e Matheus Lira discutiram o cenário político com deputados e senadores
A executiva nacional do União Jovem do Brasil (UJB) apresentou o Relatório de Atividades 2022 para parlamentares do União Brasil no Congresso Nacional. Além de prestar contas, Lucas Moreno, Carol Araújo e Matheus Lira discutiram suas visões sobre o cenário político com deputados e senadores do União.
Para o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, “os jovens são o Brasil do amanhã”. “A juventude do nosso partido está muito bem representada por vocês”, disse. Bivar aproveitou o encontro para parabenizar o trabalho feito “pelo nosso partido e o nosso país” no último ano.
Os membros da executiva do UJB estiveram com os deputados federais Celso Sabino (PA), Mendonça Filho (PE), Yandra Moura (SE), José Rocha (BA), Elmar Nascimento (BA), Fausto Santos Jr (AM), Fabio Schiochet (SC), Dayany do Capitão (CE) e Zacharias Calil (GO); com os senadores Rodrigo Cunha (AL), Efraim Filho (PB) e Jayme Campos (MT), e com o secretário-geral do União Brasil, ACM Neto.
Projetos
Entre as atividades realizadas pelo UJB destacadas no relatório, estão o projeto Jovem Índigo, um laboratório de políticas públicas e preparação de lideranças que contou com quatro edições, e o Jovens Pelo Brasil, projeto de formação política realizado em sete oportunidades para os militantes.
Ao todo, mais de mil membros do União Jovem do Brasil de todos os cantos do país participaram destas atividades em sete estados: Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.
O presidente da Juventude, Lucas Moreno (BA), o propósito de atuação do UJB é “fazer com que os jovens superem o papel de meros idealistas, como pensam muitos da velha política, e se tornem realizadores de fato. Se tornem atores vivos e influentes da política nacional”, apontou.
Propostas
Além do Relatório de Atividades 2022, os jovens apresentaram aos parlamentares propostas legislativas que já estão em tramitação e que visam incentivar a juventude brasileira a entrar para a vida pública. A principal delas é o Fundo Partidário Jovem, que destina 2% do montante a programas das juventudes partidárias.
Além de alterações no Fundo Partidário, os jovens mostraram aos parlamentares outras propostas já em tramitação. Confira:
- Estatuto do Jovem Aprendiz, que facilita e dá segurança à contratação de aprendizes entre 14 e 24 anos;
- Jovem Empreendedor do Campo, que institui uma política de estímulo ao empreendedorismo rural para a juventude;
- Reajuste da Bolsa Estudo, que aumentará em 40% as bolsas oferecidas pela CAPES;
- Valorização da Educação Profissionalizante, através do incentivo ao ensino técnico;
- Semana do Empresário Jr., que busca dar assistência e formação para o aprimoramento da atividade das empresas juniores no Brasil.
Empresa Junior
A lei 13.237, que disciplina a criação e organização das empresas juniores no Brasil e sua relação perante as respectivas instituições de ensino superior, é fruto de um projeto de 2014, de autoria do então senador José Agripino Maia. Hoje, Agripino Maia é presidente do União Brasil-RN.