Governadores do União Brasil discutem reforma tributária no Senado

Três dos quatro governadores do União Brasil participaram de sessão temática sobre a reforma tributária, nesta terça-feira (29), no Senado Federal

Primeiro a discursar, o governador do Amazonas, Wilson Lima, elogiou a iniciativa dos senadores em discutir o tema “porque efetivamente é nos estados e nos municípios que serão sentidos os efeitos das decisões que serão tomadas no âmbito da reforma tributária”. 

Em seu discurso, ressaltou que “a Zona Franca de Manaus é o modelo mais exitoso de desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e preservação da floresta”. “A Zona Franca de Manaus representa em torno de 30% do nosso PIB, representa 47% da nossa arrecadação de ICMS, e é exatamente a indústria que emprega em torno de 500 mil pessoas, direta e indiretamente, que fomentam o comércio e outras atividades econômicas do Amazonas. Se a Zona Franca de Manaus começa a perder a sua força, isso é começar a tacar fogo na floresta”, alertou. 

Crítico ao Conselho Federativo proposto na reforma tributária (PEC 45/2019), aprovada na Câmara dos Deputados, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, entende que a gestão de recursos do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) não deve se sobrepor à competência de estados e municípios. 

“Se você não levar a industrialização para o interior e para todas as regiões, você vai cada vez mais ampliar as desigualdades regionais. O que leva um país a ser competitivo no mundo não é o IVA. Há 30 anos, a cesta básica custava 110% do salário mínimo. Hoje, ela custa 30% do salário mínimo. Isso sim que é competitividade”, comparou Caiado. 

“Redução de impostos”

Para o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, a reforma tributária deve ser discutida no Senado com responsabilidade por se tratar “da matéria mais importante dos últimos 30 anos”. 

“Todo cidadão brasileiro, quando ouve esse tema, tem o sentimento de que esta reforma poderá trazer uma redução dos impostos. Estão no sentimento do setor empresarial o desejo e a expectativa de que nós poderemos trazer uma maior simplificação e uma adequação dessa norma à realidade de simplificar o tamanho do Estado e da grande carga que os tributos têm no dia a dia das empresas”, completou.

Ronalado Caiado, Mauro Mendes, Efraim Filho e Wilson Lima – Fotos: Sidney Lins Jr./União Senado

Líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB) defendeu que “a reforma tributária não pode trazer, como um cavalo de troia embutido, aumento de carga tributária”. 

“Quero trazer uma mensagem muito clara que eu acho importa neste momento, e é preciso ter os governadores ao lado: é a decisão de deixar para trás um modelo que está esgotado. É preciso sair desse atoleiro. É preciso ter ousadia, sentar à mesma mesa, ter capacidade de buscar consensos e encontrar alternativas para dar esse passo adiante”, resumiu o senador, que é também coordenador do grupo de trabalho da reforma tributária na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Compartilhe

Senado aprova parecer de Efraim Filho com novas regras para dívidas fiscais

Após articulação de Dorinha (TO), Senado rejeita mudanças da Câmara e preserva recursos do Fundeb

Juscelino Filho assina acordo com Conafer para fomentar inclusão digital para a agricultura familiar

EXECUTIVO

Prefeitos do União Brasil

Prefeitos do União Brasil participam de programa de imersão em Londres

Bruno Cunha Lima é reeleito prefeito de Campina Grande com 57,94%

Paulinho Freire é eleito prefeito de Natal com mais de 222 mil votos

LEGISLATIVO

LEI PANDORA E JOCA: Alesp aprova projeto de lei de autoria dos deputados estaduais Caio França e Rafael Saraiva, que regulamenta o transporte aéreo de animais no estado de São Paulo

Deputados e senadores do União Brasil recebem prêmio Excelência Parlamentar

Câmara aprova proposta de Pedro Lucas Fernandes que garante às mulheres vítimas de violência prioridade na realização de exame toxicológico

UNIÃO MULHER

Após articulação de Dorinha (TO), Senado rejeita mudanças da Câmara e preserva recursos do Fundeb

Juscelino Filho assina acordo com Conafer para fomentar inclusão digital para a agricultura familiar

Wilson Lima anuncia valores do Fundeb com abono de até R$ 13,5 mil para servidores da educação

Câmara aprova parecer de Davi Alcolumbre sobre renegociação de dívida dos estados com o governo

UNIÃO JOVEM

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

União Jovem realizará eventos pelo Brasil de olho nas eleições municipais

União Jovem apresenta relatório e demandas a parlamentares do partido

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress