Dois parlamentares do partido aprovaram projetos em 7 de março, véspera do Dia das Mulheres
O Congresso Nacional prioriza a pauta feminina em suas discussões, na semana do Dia Internacional das Mulheres. Dono da terceira maior bancada na Câmara e a quarta no Senado, o União Brasil manteve-se em evidência durante os debates. Dois parlamentares aprovaram seus projetos em 7 de março, véspera da data comemorativa.
O senador Rodrigo Cunha (AL) é autor do Projeto de Lei 781/2020, que determina repasse de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para que os Estados criem pelo menos uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) no município mais populoso.
Além da criação de Deam, o texto de Cunha prevê que as delegacias deverão funcionar em caráter ininterrupto, não havendo feriado, madrugada ou final de semana que justifique a falta de atendimento especializado à mulher. O projeto segue para sanção presidencial.
Câmara dos Deputados
Já a deputada federal Yandra de Moura (SE) é uma das autoras do PL 81/2019, que garante o direito da mulher de designar um acompanhante, de sua livre escolha, nas consultas, exames e procedimentos médicos hospitalares. A medida vale para estabelecimentos públicos e privados de saúde em todo o território nacional. “Vamos continuar lutando por mais direto para as mulheres”, garante a primeira deputada federal eleita pelo estado de Sergipe.