Jayme Campos (MT) propõe criação de Política Nacional de Conectividade no Campo

O senador Jayme Campos (MT) apresentou, nesta terça-feira (2), o Projeto de Lei 1.069/2024, instituindo a Política Nacional de Conectividade no Campo. Entre os objetivos da proposta estão: facilitar e estimular a instalação de infraestrutura adequada para ampliar a conectividade no campo; estimular o uso de tecnologias digitais na cadeia de produção agrícola com vistas à redução dos custos; ampliar as ações de capacitação profissional para uso de tecnologias digitais no meio rural; entre outros.

“O acesso à internet é um dos principais desafios do agronegócio brasileiro. Recentemente, estudo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento mostrou que a conectividade no campo é indispensável para o Brasil dar um salto de produtividade, podendo representar um incremento de até R$ 100 bilhões no valor bruto da produção agrícola nacional anual”, explicou Jayme Campos durante discurso na tribuna.

Atualmente, apenas 23% do espaço agrícola brasileiro possui algum nível de cobertura de internet, o que, segundo o senador, evidencia a carência de uma política especificamente voltada à promoção da conectividade no campo. “Com a chegada da quinta geração de redes móveis (5G), a conectividade no campo promete elevar o agronegócio a novos patamares de inovação e competitividade no ambiente da chamada Agricultura 4.0”, afirmou o parlamentar pelo Mato Grosso.

Pelo PL, a Política Nacional de Conectividade no Campo deverá ser custeada por meio dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust); de dotações orçamentárias da União consignadas, anualmente, aos órgãos e entidades do setor; além de outras fontes de recursos provenientes de entidades públicas e privadas.

“É preciso ressaltar que a questão da conectividade, no meio rural, envolve não apenas aplicações dentro da propriedade, mas também a maneira como o produtor se relaciona com suas redes de cooperação e comercialização de insumos e produtos. Sem contar que cresce, a cada dia, a utilização de aplicativos de celulares para auxílio na orientação técnica e para compartilhamento de tratores, máquinas, equipamentos e de terceirização de serviços”, frisou.

Texto: Fernanda Domingues
Foto: Sidney Lins Jr.

Compartilhe

EXECUTIVO

Gestão Márcio Canella promove capacitação para melhorar atendimento a famílias neuroatípicas em Belford Roxo

Em Betim, Heron Guimarães fortalece educação ambiental com nova etapa do programa “Sementes do Bem”

Programa de inclusão digital da gestão de Bruno Reis fortalece autonomia de idosos em Salvador

LEGISLATIVO

Seminário proposto por Eduardo Pedrosa homenageia mães atípicas e reforça importância do autocuidado

Deputado Elmar Nascimento representa presidente da Câmara em missão oficial à Rússia e China

Oposição protocola CPI da fraude do INSS. “Ações criminosas que aproveitaram dos mais vulneráveis”, aponta Rodrigo Valadares

UNIÃO MULHER

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

Deputada Federal Silvye Alves (UNIÃO-GO)

Trindade recebe primeira unidade da Casa Coração, projeto de Sylvie Alves para acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica

Deputada Federal Silvye Alves (UNIÃO-GO)

Silvye Alves propõe facilitar porte de spray de pimenta e armas de choque para mulheres

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura viabiliza recursos de mais de R$ 50 milhões para impulsionar o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

Jovens Pelo Brasil discute impacto da economia sustentável na melhora da qualidade de vida do povo amazônico

União Jovem realizará eventos pelo Brasil de olho nas eleições municipais

DIRETÓRIOS DO PARTIDO

plugins premium WordPress