Solidário à maior tragédia ambiental da história do Rio Grande do Sul, o União Brasil tem prestado assistência ao povo gaúcho. Os governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Mauro Mendes (Mato Grosso), Wilson Lima (Amazonas) e Marcos Rocha (Rondônia) disponibilizaram equipes especializadas, cães farejadores, aeronaves, embarcações, viaturas e apetrechos de resgate e salvamento.
Além disso, os estados recolhem doações de água potável, alimentos, roupas, calçados, cobertores e outros suprimentos que ajudem as vítimas. “Estamos abrindo as doações em todos os quarteis dos bombeiros militares de Goiás. O estado entrou firme e também criou um gabinete de crise”, detalha Caiado.
Em Rondônia, não é diferente. A campanha de arrecadação foca em roupas, calçados e kits de higiene pessoal. “Não mediremos esforços para ajudar a população do Rio Grande do Sul que tanto precisa de socorro”, garante Marcos Rocha. As secretarias estaduais, Corpo de Bombeiros, unidades do Tudo Aqui e Palácio Rio Madeira estão recebendo donativos.
Já Mauro Mendes anunciou o envio de um projeto de lei que vai autorizar a doação de R$ 50 milhões para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul. “Confio que nossos deputados vão aprovar esse auxílio. Mato Grosso tem muita gratidão ao povo gaúcho, que ajudou e ainda ajuda nosso estado a ser essa grande potência”, pontua o governador.
Segundo Wilson Lima, a Defesa Civil do Amazonas e o Corpo de Bombeiros estão em contato com o comitê de crise gaúcho diariamente. “Determinei o envio de um carregamento de água potável e temos uma equipe com 15 profissionais do Corpo de Bombeiros à disposição. Seguimos em orações pelas famílias gaúchas”, completa.
Foto: Flickr/Ronaldo Caiado