O candidato à prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner (União), defende uma gestão centrada no desenvolvimento econômico e na proteção dos cidadãos. O objetivo, segundo o plano de governo, é transformar a capital cearense em uma cidade mais segura, sustentável e inovadora.
Wagner quer colocar em prática o programa “Tô de Olho”, que integra tecnologia de videomonitoramento com a atuação da guarda municipal. O sistema será composto por 20 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos de Fortaleza, como escolas, hospitais e postos de saúde.
Outra proposta na área da segurança é o treinamento adequado e a modernização de equipamentos para a Guarda Municipal, incluindo armas de fogo.
Para enfrentar os desafios na saúde, Capitão Wagner pretende criar o programa “Saúde Veloz”, que tem como objetivo zerar as filas de cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas. A proposta inclui a contratação de instituições privadas para a realização de mutirões de atendimento pelo SUS.
Já na educação a aposta é o “Escola Inovadora”, uma maneira de preparar os alunos para a chamada nova economia e facilitar a inserção no mercado de trabalho. A proposta inclui espaços de aprendizagem inovadores, metodologias pedagógicas centradas no aluno e integração das escolas com a comunidade, empresas e universidades.
A gestão dos resíduos sólidos em Fortaleza também é prioridade, com o fim da taxa do lixo, a eliminação de lixões clandestinos, a implantação de 500 contêineres subterrâneos e quatro usinas de processamento. Há previsão de aumentar a coleta seletiva de 5% para 20%.
Foto: Divulgação/Capitão Wagner