Candidato à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner defende que a administração municipal esteja mais presente nas comunidades atualmente afetadas por conflitos entre facções criminosas. Segundo ele, melhorias na infraestrutura urbana e revitalização de espaços públicos podem reduzir o domínio do crime organizado.
“Na hora que a prefeitura entrar nessas regiões e garantir a melhor iluminação pública, a atividade econômica nas praças e espaços públicos, a gente vai diminuir essa cooptação [de jovens]”, ressaltou.
Wagner citou essas ações como forma de aumentar a segurança e fomentar a atividade econômica na capital cearense. Lembrou ainda da importância de criar oportunidades de emprego para os jovens por meio de parcerias com a iniciativa privada.
“Mais do que qualquer coisa, a prefeitura tem um papel preventivo na segurança pública de levar a paz”, acrescentou.
GUARDA MUNICIPAL
Ainda no campo da segurança, Capitão Wagner avalia que a guarda municipal precisa de treinamento e equipamento adequados, incluindo armas de fogo.
E pretende colocar em prática o programa “Tô de Olho”, a partir de um sistema de videomonitoramento que será instalado em locais estratégicos da cidade, como escolas, hospitais e postos de saúde. Em outra etapa, a iniciativa prevê o uso de reconhecimento facial no transporte público.
“Vamos garantir que aquele indivíduo que entra no ônibus, que tem mandado de prisão em aberto, com o videomonitoramento, com a leitura facial, ele vai ser identificado e preso”, completou.
Foto: Divulgação/Capitão Wagner