Candidato a prefeito de Manaus pelo União Brasil, Roberto Cidade pretende gerar empregos e reduzir as desigualdades sociais a partir de 2025, assim como resolver questões habitacionais e de mobilidade urbana.
Uma das propostas é melhorar o trânsito a partir de intervenções de infraestrutura e engenharia de tráfego nas principais vias da capital. Cidade também planeja investir em tecnologia para reduzir congestionamentos e dar mais segurança a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
Na segurança pública, o plano de governo cita o aumento considerável do efetivo da Guarda Municipal, passando dos atuais 385 para 1.000 agentes. Ao mesmo tempo, Roberto Cidade defende armar esses profissionais com equipamentos modernos e oferecer treinamento especializado, tornando a cidade mais segura e mais eficiente na prevenção de crimes.
Já na saúde a prioridade é criar 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que funcionarão 24 horas e vão oferecer consultas, exames, medicamentos e equipes multidisciplinares.
Vagas em creche
Outra iniciativa de Cidade que merece destaque são os convênios para garantir a oferta de vagas 100% gratuitas nas creches municipais, aliada ao investimento em material e equipamentos tecnológicos voltado ao ensino básico.
Para fortalecer o desenvolvimento econômico, o candidato quer promover parcerias entre a prefeitura e o governo estadual que permitam a capacitação e a qualificação profissional de jovens, mulheres e pequenos empreendedores. E ainda atrair investidores nacionais e estrangeiros, incentivando a abertura de novos empreendimentos e as oportunidades de emprego.
Roberto Cidade tem como compromisso, na parte social, criar o Auxílio Municipal Permanente: R$ 150 mensais para atender 50 mil famílias em situação de vulnerabilidade. Enquanto a estratégia para reduzir o déficit habitacional passa por transformar prédios atualmente abandonados em moradias populares.
Foto: Reprodução Instagram/Roberto Cidade