O União Brasil lançou “O Coração da Amazônia”, hub regional de inovação em políticas públicas que faz parte do programa Brasil 2044, durante painel da 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Turismo do G20. O evento ocorreu na última sexta-feira (20), em Belém, com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, do presidente da AmazonasTur, Ian Ribeiro, da secretária de Cultura do Pará, Úrsula Vidal, e da coordenadora do Brasil 2044, Maria Emília de Rueda.
Segundo Celso Sabino, o turismo — primeiro eixo de atuação do hub — potencializa o desenvolvimento econômico e sustentável da região amazônica. “Podemos chegar para as pessoas que vivem em florestas tropicais, não só no Brasil, mas em todo o planeta, e dizer que a floresta em pé vale uma garantia de desenvolvimento econômico para eles e suas famílias. É isso que ‘O Coração da Amazônia’ busca debater”, afirmou o ministro.
A coordenadora Maria Emília de Rueda ressalta que o objetivo da iniciativa é promover a dignidade das pessoas que residem na Amazônia e que, por gerações, construíram suas histórias no território. E explica que o hub servirá como modelo de inovação em políticas públicas, com soluções práticas para desafios de sustentabilidade na região.
“A nossa responsabilidade é unir as pessoas certas, conectar políticos, empresários, sociedade de organização civil, lideranças de comunidades locais e pesquisadores para que possamos juntos repensar as estratégias de curto, médio e longo prazo”, sinalizou.
O hub regional também vai atuar de forma sistêmica, construindo políticas públicas em áreas estratégicas para a resiliência urbana e comunitária, saúde integrada, telecomunicações, segurança pública, logística e infraestrutura, economia verde e inovação tecnológica.
Brasil 2044
Programa de inovação em políticas públicas lançado pelo União Brasil na COP28, em Dubai, o Brasil 2044 prioriza o desenvolvimento de cidades e comunidades resilientes, inteligentes e sustentáveis, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e práticas de ESG (Ambiental, Sustentável e Governança).
Para mais informações, acesse o site www.brasil2044.org.br.
Foto: Roberto Castro