Alcolumbre garante que vai trabalhar para agilizar tramitação de seu projeto sobre recursos para educação

O senador Davi Alcolumbre (AP) garantiu que trabalhará pela aprovação de seu projeto de lei (PL) 3.118/2024, priorizando as políticas assistenciais a estudantes da educação superior e profissional, científica e tecnológica pública para receber recursos do Fundo Social. O texto, relatado pela líder do União Brasil, senadora Professora Dorinha (TO), foi aprovado, nesta terça-feira (8), pela Comissão de Educação e seguiu para análise da Câmara dos Deputados. O Fundo Social é um recurso financeiro cujo objetivo é apoiar projetos e ações sociais em áreas, como geração de emprego e renda, inclusão social, cultura, esporte, turismo, educação e saúde.

A proposta de Alcolumbre especifica os recursos do Fundo Social a serem repassados ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), cujo objetivo é estimular a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior (Ifes). De acordo com o parlamentar, nas últimas décadas, com a ampliação do acesso à educação superior e a entrada de um grande número de estudantes de diferentes níveis sociais – muitos economicamente vulneráveis – nas universidades, fez-se necessária a implementação de políticas de assistência estudantil permanentes e sustentáveis.

“Assim, consideramos necessário encontrar alternativas sustentáveis para garantir o financiamento dos programas de assistência, assegurando aos estudantes mais vulneráveis o acesso e a permanência na educação superior com qualidade”, frisou o senador na justificação de seu texto. O projeto do senador amapaense estabelece ainda que as receitas destinadas a assegurar o atendimento de estudantes beneficiários de políticas de assistência estudantil referentes ao Pnaes – como da Lei de Cotas – serão aplicadas em programas de ações afirmativas, assegurando o ingresso por reserva de vagas.

“Nossa iniciativa está em sintonia não somente com a necessidade de qualificação dos recursos humanos do país, mas, principalmente, com a redução das desigualdades. Priorizar o uso dos recursos do Fundo Social para a assistência estudantil é dar sustentabilidade e efetividade para os programas atualmente existentes, garantindo que os jovens não precisarão mais abandonar os estudos em razão de dificuldades econômicas. É um investimento no futuro do Brasil, um futuro mais justo e próspero”, finalizou.

Texto: Fernanda Domingues
Foto: Sidney Lins Jr.

Compartilhe

EXECUTIVO

Petrolina (PE) alcança o primeiro lugar no ranking de agronegócio do Brasil

Governador Wilson Lima entrega 132 novas viaturas para a Polícia Civil e reforça segurança pública no Amazonas

Mossoró (RN) retoma diagnóstico gestacional em animais para inseminação artificial

LEGISLATIVO

Yandra Moura entrega tratores a comunidades no interior de Sergipe

Câmara aprova programa que certifica obras sustentáveis e resistentes a eventos climáticos extremos

Projeto de Nicoletti restringe pagamento de benefícios sociais a estrangeiros no Brasil

UNIÃO MULHER

União Brasil Mulher reúne mais de 200 lideranças femininas em Manaus

ACM Neto prestigia Defesa Lilás, em Salvador, promovido por Íris Azi

União Brasil promove evento em Salvador para fortalecer a participação das mulheres na política

Deputada Federal Yandra Moura (UNIÃO-SE)

Yandra Moura celebra conquistas legislativas e recorde de recursos para o turismo em Sergipe

UNIÃO JOVEM

Rueda, ACM Neto e Caiado reforçam protagonismo e engajamento contínuo da juventude na política

Executiva do União Jovem do Brasil DF toma posse, anuncia novo formato e lança programa de fortalecimento

Wilson Lima dá posse à diretoria do União Jovem do Amazonas

Em parceria com União Brasil, Fundação Índigo premia jovens que se destacaram em curso de liderança

DIRETÓRIOS DO PARTIDO