O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), sancionou hoje (21) a lei que institui a Política Estadual de Atenção e Proteção às Mães Atípicas. A legislação visa fortalecer as redes de apoio e cuidados especializados às famílias de crianças portadoras de deficiências, síndromes, transtornos e doenças raras que podem afetar o desenvolvimento.
O texto aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, que é presidida pelo deputado Bruno Peixoto (União), cria a Semana Estadual das Mães Atípicas. A ação será realizada anualmente na terceira semana de setembro, com eventos, palestras e atividades voltadas para mães, profissionais de saúde, assistentes sociais e educadores.
Entre as ações realizadas estão o monitoramento e o apoio à rede de Centros Especializados em Reabilitação (CER) em todo o estado, o que inclui atendimento nas modalidades de reabilitação física, intelectual, auditiva e visual.
Nessa mesma esteira, o Governo de Goiás também apoia a Vila São Bento Cottolengo, em Trindade, referência no tratamento de pacientes com necessidades especiais, e o Centro Estadual de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), que oferece atendimento especializado para crianças e acolhimento para suas mães.