Paulinho Freire (União) foi eleito prefeito de Natal (RN) no último domingo (27), em segundo turno, com 222.661 votos, o equivalente a 55,34%. Ele agradeceu a confiança dos eleitores e reforçou o compromisso em fazer a cidade avançar.
“Queremos que a Natal de hoje seja o trampolim para a Natal de amanhã, onde as pessoas encontrem a felicidade e tenham orgulho desta terra”, disse.
Com ações voltadas para acessibilidade, educação e capacitação profissional, Freire defende a criação de um programa de qualificação para PCD’s, além de política pública que promova a autonomia de mulheres responsáveis por crianças com deficiência.
Para universalizar as vagas em creche, o foco inicial é aumentar a oferta nas regiões mais necessitadas. Outra medida é promover acesso a moradias dignas, por meio de reformas em residências de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda.
Em relação à sustentabilidade, o novo prefeito pretende instalar sistema fotovoltaico em prédios públicos. O objetivo é gerar impacto ambiental positivo, bem como economia financeira.
Investir na construção e manutenção de galerias pluviais e canais de drenagem também é prioridade de Paulinho Freire, a fim de solucionar o problema de alagamentos no período de chuvas.
PERFIL
Paulinho Freire, de 60 anos, é empresário. Iniciou a trajetória política como vereador de Natal em 1992. Foi eleito deputado estadual e presidiu a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte. Em 2008, foi eleito vice-prefeito e, em novembro de 2012, assumiu interinamente o cargo de prefeito. Tornou-se deputado federal em 2022.
Foto: Reprodução/Facebook Paulinho Freire