A senadora Professora Dorinha (União-TO) defendeu, nesta quarta-feira (6), a implantação de uma rede de apoio internacional urgente, com ações efetivas, para ampliar a participação das mulheres na política. A parlamentar foi mediadora do debate “Mulheres no poder: Ampliando a representatividade feminina em espaços decisórios”, no primeiro dia da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), que ocorre até sexta-feira (8), no Congresso Nacional brasileiro. Segundo Dorinha, é preciso existir um arcabouço legal que incentive e assegure a presença do sexo feminino “em todos os níveis de decisão”.
“Só se cria liderança possibilitando o acesso. A liderança política precisa ser acessível para mulheres em todas as esferas, principalmente naquelas em que a representatividade é historicamente baixa. As iniciativas bem-sucedidas de outros países devem ser devidamente conhecidas por nossas lideranças, para que passem a ser parte do diálogo legislativo do mais alto nível em nosso país”, frisou a senadora por Tocantins.
De acordo com Dorinha, o aumento da representação e da representatividade política feminina deve ser um objetivo comum de todos os países que integram o G20. “A construção de uma rede internacional de apoio mútuo é, também, fundamental para um diálogo resolutivo, visando o cumprimento de nosso objetivo central, que é a ampliação dos espaços de poder para mulheres na política”, acrescentou.
A senadora afirmou ainda que a luta das mulheres por mais espaços nas decisões políticas ao redor do mundo não é apenas um compromisso pela igualdade de gênero, mas também pelo fortalecimento da democracia. “Nosso compromisso já não é somente com a luta pela igualdade. De agora em diante, é também com a construção de arranjos decisórios que reflitam genuinamente nossa diversidade e nossas necessidades. A ampliação da representatividade feminina nos espaços decisórios fortalece nossas democracias e nossa capacidade de construir um futuro mais equilibrado: um futuro socialmente justo e economicamente sustentável”, finalizou.
Texto: Fernanda Domingues
Foto: Sidney Lins Jr.