A senadora Professora Dorinha e a deputada federal Yandra Moura discutiram igualdade de gênero e participação feminina na política na 10ª Cúpula do P20. O grupo é composto por parlamentares dos países do G20.
Na última quarta (6), a senadora Professora Dorinha presidiu a sessão de trabalho que tratou da necessidade urgente de ampliar a representatividade feminina em espaços decisórios.
A senadora ressaltou o compromisso do P20 em construir arranjos decisórios para seguir as recomendações da “Carta de Alagoas”. O documento, que foi elaborado em julho, contém as diretrizes para alcançar a igualdade de gênero.
“A ampliação da representatividade feminina nos espaços decisórios deve fortalecer as nossas democracias e a nossa capacidade de construir um futuro mais equilibrado”, declarou a senadora.
A deputada Yandra Moura, coordenadora do Observatório da Mulher na Política apontou que a falta de autonomia econômica das mulheres dificulta o rompimento dos ciclos de violência doméstica.
Em seu discurso durante a sessão, Yandra destacou a necessidade de criar medidas que reduzam a sobrecarga das mulheres no trabalho doméstico para enfrentar as desigualdades econômicas.
“Precisamos construir políticas públicas amplas transversais que tenham como objetivo transformações estruturais na maneira como homens e mulheres dividem entre si a enorme carga de trabalho não remunerado de cuidado”, disse a deputada.
Foto: Sidney Lins / Divulgação