Em entrevista ao portal Poder360, o ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o bom momento vivido pelo setor no Brasil e as perspectivas de crescimento. Ele afirmou que a expectativa é encerrar 2024 com um recorde de 7 milhões de visitantes internacionais.
“O setor tem crescido exponencialmente. Os brasileiros estão viajando e o número de estrangeiros vai passar o patamar pré-pandemia já este ano”, celebrou.
Em termos de receita, o ministro afirmou que o gasto dos turistas estrangeiros já atingiu R$ 30 bilhões até setembro, próximo ao total registrado no ano passado.
De acordo com Sabino, o Turismo tem capacidade para gerar receitas superiores a 10% do Produto Interno Bruto (PIB), o que resultaria na criação de novas oportunidades de emprego.
Para incentivar as viagens dos brasileiros pelo país, o ministro ressaltou que o número de voos domésticos e internacionais será ampliado para a alta temporada de verão, entre dezembro e fevereiro. A medida faz parte do programa “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria entre o poder público e empresas privadas.
Segundo Sabino, a malha aérea brasileira terá 17,8 mil voos a mais, um crescimento de 10,7% na comparação com 2023. Já o número de assentos será expandido em 12% em relação ao ano passado.
“É um avanço relevante para o setor aéreo, que vem crescendo nos últimos meses. O Brasil saltou para o 4º maior mercado de aviação civil, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.”, afirmou.
COP29
Na Conferência do Clima da ONU, que acontece este ano no Azerbaijão, o Ministério do Turismo tem promovido debates sobre temas cruciais para o desenvolvimento do setor.
No espaço “Casa Brasil”, palestrantes e especialistas discutem tópicos como infraestrutura, sustentabilidade, inovação e empreendedorismo. Além disso, são divulgados atrativos brasileiros na área do ecoturismo, com ênfase à preservação do meio ambiente.
Na próxima semana, Celso Sabino representará o governo brasileiro no evento, buscando ampliar o diálogo frente às mudanças climáticas.
“Vamos fazer com que quem discute essa pauta entenda que o Turismo é parte da solução para o meio ambiente.”, destacou.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil