Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, a Câmara dos Deputados realizou sessão solene nesta quarta-feira (13). A iniciativa foi do deputado Dr. Zacharias Calil, que ressaltou a importância do diagnóstico precoce e do acesso adequado a tratamentos para a doença.
“Estamos aqui em defesa dos 20 milhões de brasileiros que convivem diariamente com diabetes, uma doença que exige atenção constante e cuidados especiais”, afirmou Calil.
O parlamentar destacou a necessidade de políticas públicas que promovam ações de educação voltadas para uma alimentação saudável e atividades físicas, principalmente para crianças. Segundo ele, o combate ao sedentarismo é essencial para diminuir a incidência do diabetes tipo 2, uma condição fortemente influenciada pelo estilo de vida.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Dr. Ruy Lyra, a demora no diagnóstico da doença pode resultar em complicações graves e até levar à morte. Por isso, ele defende a implementação de ações que garantam a todos o acesso ao tratamento adequado.
“Precisamos buscar a diminuição da enorme diferença que existe no tratamento do diabetes dos pobres em relação aos ricos. Devemos lutar bravamente na perspectiva de uma saúde adequada para todos”, enfatizou.
Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados