Goiás é o segundo estado brasileiro que mais esclarece homicídios, com resolução de 86% dos casos registrados no ano de 2022. É o que aponta a pesquisa “Onde mora a impunidade?”, divulgada pelo Instituto Sou da Paz nesta segunda-feira (11).
O governador Ronaldo Caiado (União) afirmou que os dados demonstram a eficácia das políticas de segurança no estado. Segundo ele, essas ações tornaram Goiás uma referência nacional no combate à impunidade em casos de homicídio.
“Investimos muito em estrutura, capacitação, inteligência, e demos autonomia para os nossos policiais trabalharem. O resultado está aí.”, afirmou Caiado.
O estudo classifica um homicídio como esclarecido quando há pelo menos um suspeito identificado que se tornou réu pelo crime.
O levantamento foi realizado com base em dados solicitados aos Ministérios Públicos e Tribunais de Justiça de todos os estados, utilizando a Lei de Acesso à Informação. De acordo com a pesquisa, o esclarecimento de homicídios no Brasil foi de 39% para os crimes ocorridos em 2022.
Segundo a pesquisa, naquele ano, Goiás contabilizou 975 denúncias para um total de 1.136 homicídios registrados no ano. Esse desempenho colocou o estado em destaque no cenário nacional, ficando atrás apenas do Distrito Federal entre os mais eficientes na resolução desse tipo de crime.
O relatório aponta que, em Goiás, 60% dos homicídios dolosos consumados em 2022 foram denunciados ainda no mesmo ano, enquanto 26% tiveram denúncias apresentadas em 2023. Apenas 14% dos casos ficaram sem denúncia até o final de 2023. Esse desempenho garantiu ao estado uma classificação “Alta” no índice de esclarecimento calculado pela entidade.
Foto: Romullo Carvalho / Governo de Goiás