O ministro do Turismo, Celso Sabino, será o primeiro brasileiro a ocupar um alto cargo de representatividade na ONU Turismo desde a criação do organismo internacional, em 1975. Sabino foi eleito presidente do Conselho Executivo da agência, que atua na promoção de um turismo responsável, sustentável e acessível.
A eleição ocorreu em Cartagena, na Colômbia, durante a 122ª Reunião do Conselho da Organização Mundial do Turismo (OMT), e contou com a participação de representantes de 35 países.
Durante o mandato de um ano, o ministro vai liderar o órgão nas decisões estratégicas para o setor, como atração de investimentos, qualificação profissional, sustentabilidade, relação com as mudanças climáticas e digitalização.
Sabino afirmou sentir-se honrado em assumir essa missão. Ele destacou que o marco histórico é reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Ministério do Turismo.
“Acredito que a escolha é resultado dos excelentes números que temos obtido no turismo brasileiro, bem como da união dos países da América do Sul em um bloco forte e integrado, em busca de um maior protagonismo no cenário internacional”, declarou o ministro.
Sabino comandará a organização da ONU em 2025, ano no qual o Brasil sediará dois grandes eventos mundiais: a presidência rotativa do Brics, bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e a COP 30, a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas.
Foto: Gabriel Cruz / Ministério do Turismo