O empreendedorismo feminino ganha cada vez mais força e reconhecimento no Amazonas graças às iniciativas do Governo do Estado, liderado pelo governador Wilson Lima. Em 2024, o programa Crédito Solidário já liberou mais de R$ 1,1 milhão exclusivamente para apoiar mulheres empreendedoras.
A iniciativa é uma parceria entre o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
O programa tem sido buscado por muitas mulheres que sonham alcançar independência financeira e geração de renda por meio do empreendedorismo. Elas representam 74% dos beneficiários neste ano, totalizando 369 empreendedoras em todo o estado.
Uma dessas empreendedoras é a Jamilis Caroline, que trabalha no ramo da beleza há mais de 10 anos. Com o Crédito Solidário, ela conseguiu realizar melhorias no espaço e investir em produtos de qualidade.
“É do dinheiro do salão que eu pago minhas contas pessoais, ajudo minha família e me sustento. As coisas na área de beleza são caras, e agora com essa oportunidade eu consegui investir no meu estabelecimento”, afirmou.
A esteticista também ressaltou a importância do olhar sensível do governo estadual com os pequenos empreendedores.
“Eu sou muito grata mesmo pelo governo ter me ajudado e eu espero que continue fazendo esse trabalho e ajudando aquelas pessoas que realmente precisam”, disse a empreendedora.
Foto: Secom / Governo do Amazonas.