O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), lançou, nesta segunda-feira (25), o “Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado” para intensificar as ações de segurança pública do estado. Ele anunciou uma série de medidas integradas de combate ao crime organizado e proteção ao cidadão.
“O crime organizado cresce e muda as suas estratégias muito rapidamente. Nós precisamos ter uma estratégia diferente, melhor e mais incisiva para combatê-lo”, afirmou o governador.
Mauro Mendes destacou que o principal objetivo da iniciativa é fortalecer a integração entre as forças de segurança e coordenar esforços para garantir uma atuação mais efetiva no enfrentamento às organizações criminosas.
Durante o lançamento do programa, uma das principais medidas debatidas foi a criação da Secretaria de Justiça. A nova pasta será responsável pela gestão dos Sistemas Penitenciário e Socioeducativo. além da coordenação da política estadual sobre drogas.
Outra iniciativa anunciada foi a criação do Centro de Monitoramento do Sistema Penitenciário. A medida prevê a instalação de câmeras do programa Vigia Mais MT em todas as unidades prisionais do estado, com monitoramento externo feito pela Inteligência da Secretaria Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.
Além disso, serão criadas as Coordenadorias de Combate ao Crime Organizado e de Recuperação de Ativos da Polícia Civil, que irão atuar no enfrentamento à lavagem de dinheiro e na recuperação de bens para o Estado. Nos próximos meses, serão instaladas quatro novas delegacias especializadas no combate ao crime organizado.
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT